A morte de um animal de estimação pode literalmente partir-nos o coração

Joanie Simpson mostrava os sintomas clássicos de um ataque cardíaco quando entrou nas urgências de um hospital em Houston, nos EUA. Mas os exames  revelaram algo muito diferente. Clinicamente, ela tinha o coração partido.

Cardiomiopatia de Takotsubo (TCM) é o nome de um síndrome cardíaco transitório em que o enfraquecimento do ventrículo esquerdo do coração – responsável pelo bombeamento de sangue – provoca sintomas de um ataque cardíaco.

Geralmente, o síndrome acontece após um evento emocional, característica que lhe valeu o nome de síndrome do coração partido. E Joanie Simpson estava, de facto, de coração partido após a morte recente do seu animal de estimação, uma Yorkshire Terrier, chamada Meha.

A experiência de Joanie, ocorrida em 2016 foi descrita esta semana no New England Journal of Medicine. Segundo um dos seus médicos, Abhishek Maiti, o caso de Joanie Simpson é “muito conciso e elegante” por retratar uma “condição fascinante, bastante real e por vezes fatal”.

Embora não seja o primeiro caso conhecido que associa a síndrome do coração partido ao stresse sentido após a morte de um animal de estimação, este caso torna evidente que o sofrimento pela doença ou morte de um animal pode ser tão destrutivo como a morte de um ser humano.

Um conjunto de pesquisas apoia esta abordagem, confirmada num estudo recente segundo o qual os animais de estimação estão intimamente ligados à saúde e à felicidade dos seus donos. O estudo revela ainda que os proprietários de animais com doenças crónicas têm níveis mais elevados de ansiedade e stresse.

(dr) Joanie Simpson

Meha, a simpática Yorkshire Terrier que partiu o coração a Joanie Simpson

“As crianças cresceram e saíram de casa. Ela era a nossa pequena”, disse Joanie. Em maio de 2016, a cadela ficou de tal forma doente que a dona tomou a decisão de a abater. Quando o dia chegou, a Yorkshire parecia bem, pelo que Joanie mudou de ideias. No entanto, Meha acabou por morrer no dia seguinte. “Foi horrível ter visto“, disse.

Nesta fase da vida, Joanie Simpson passava por momentos difíceis e de muita ansiedade. Quando os medicamentos finalmente a estabilizaram, os médicos revelaram o seu diagnóstico: o síndrome de coração partido. “Fez todo o sentido”, afirmou a paciente.

Mesmo tendo sido um momento traumático e doloroso, Simpson diz que vai continuar a ter animais de estimação. “Eles dão tanto amor e companheirismo… não é isto que me vai impedir de os ter”, conclui Joanie Simpson.

 

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …