A mensagem mais antiga numa garrafa pode ter sido encontrada em Nova Jérsia

Pexels

A mensagem mais antiga do mundo numa garrafa pode ter sido encontrada numa praia de Nova Jérsia.

Um passeio normal pela praia pode ter levado uma habitante de Nova Jérsia a descobrir um novo recorde mundial para a mais antiga mensagem numa garrafa alguma vez encontrada.

Segundo o IFL Science, Amy Smyth Murphy que reparou, no dia 03 de julho, em algo a sair da areia enquanto caminhava ao longo da costa no Corson’s Inlet State Park.

“Reparei nela porque a garrafa era de um azul muito bonito“, disse a habitante de Nova Jérsia.

Mas esta garrafa pode ser mais do que uma cor bonita. A própria garrafa diz “Barr & Brother Philadelphia“, com garrafas da mesma empresa colocadas num site de avaliação que remonta a antes da viragem do século XX.

Ao desarrolhar a garrafa — um processo que Smyth Murphy documentou no TikTOk, onde também publicou atualizações sobre a sua investigação sobre as origens da garrafa — descobriu documentos que sugerem uma data mais precisa para a mensagem no interior da garrafa, e que poderia torná-la numa recordista.

A nota manuscrita no interior, acompanhada do que parece ser um cartão de visita de uma empresa de artigos mobiliários, gerida por W.G. & J. Klemm, diz: “Yacht Neptune off Atlantic City NJ Aug 6-76″.

Com estes pormenores em mãos, uma pesquisa nos arquivos do The Philadelphia Inquirer revelou que uma empresa gerida por W.G. & J. Klemm, dois irmãos, tinha existido no final do século XIX. As investigações de Smyth Murphy também encontraram referências feitas no jornal a um iate chamado “Neptune” construído em 1874 por um capitão Samuel Gale da Atlantic City.

Todas estas pistas levaram Smyth Murphy a concluir que o “Aug 6-76” na nota sugere que foi escrita a 06 de agosto de 1876.

Isto faria dela a mais antiga mensagem numa garrafa alguma vez encontrada, batendo o atual detentor do recorde, descoberto na Austrália, por uns sólidos 10 anos.

Mas esta informação ainda não é definitiva. Este é o tipo de coisa que normalmente precisa de ser verificada por outras pessoas, normalmente pelo Guinness World Records. De acordo com o NJ.com, Smyth Murphy solicitou o processo de verificação, mas isso pode levar meses — por isso, ainda vai demorar um pouco até se ter a certeza.

Quanto a quem escreveu a mensagem, esse talvez continue a ser o mais difícil dos mistérios a resolver.

De acordo com a investigação de Smyth Murphy sobre o capitão Gale, o seu barco Neptune era um iate de recreio popular que levava regularmente passageiros para a enseada de Atlantic City. Qualquer um desses passageiros, ou o próprio capitão, poderia ter atirado a garrafa borda fora.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.