/

A Mars Express completou 20.000 órbitas em torno do Planeta Vermelho

A sonda Mars Express, a primeira missão planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), completou 20.000 órbitas em torno do planeta Marte.

Lançada a 2 de junho de 2003, a sonda Mars Express chegou ao Planeta Marte na noite de 25 de dezembro do mesmo ano. No dia 26 de outubro de 2019, esta nave espacial completou as suas 20.000 órbitas em torno do planeta.

AHigh Resolution Stereo Camera (HRSC), uma câmara de alta resolução desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), é a responsável por fotografar a superfície de Marte, e está a bordo do Mars Express desde janeiro de 2004, com resoluções de 10 metros por píxel, em cores e em três dimensões.

MediaLab / ESA

Sonda Mars Express, da ESA

Segundo o Europa Press, trata-se da primeira coleção topográfica de dados de imagem para um planeta diferente da Terra. No total, a câmara registou 363 gigabytes de dados brutos que foram pré-processados cá para produzir 5,5 gigabytes de dados de imagens com utilidade a nível científico.

O HRSC registou 75% da área de, aproximadamente, 150 milhões de quilómetros quadrados do Planeta Vermelho, com resoluções de imagem de 10 a 20 metros por píxel.

Os modelos digitais de terreno HRSC também são utilizados ao selecionar os locais de pouso do observatório geofísico InSight, da NASA, ou ExoMars (que será lançado em 2020), bem como os rovers Curiosity e Mars 2020, da NASA.

A órbita da Mars Express é altamente elíptica: vai de pólo a pólo e transporta a sonda a distâncias entre os 240 quilómetros e os 10.000 quilómetros da superfície marciana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.