A Mars Express completou 20.000 órbitas em torno do Planeta Vermelho

A sonda Mars Express, a primeira missão planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), completou 20.000 órbitas em torno do planeta Marte.

Lançada a 2 de junho de 2003, a sonda Mars Express chegou ao Planeta Marte na noite de 25 de dezembro do mesmo ano. No dia 26 de outubro de 2019, esta nave espacial completou as suas 20.000 órbitas em torno do planeta.

AHigh Resolution Stereo Camera (HRSC), uma câmara de alta resolução desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), é a responsável por fotografar a superfície de Marte, e está a bordo do Mars Express desde janeiro de 2004, com resoluções de 10 metros por píxel, em cores e em três dimensões.

MediaLab / ESA

Sonda Mars Express, da ESA

Segundo o Europa Press, trata-se da primeira coleção topográfica de dados de imagem para um planeta diferente da Terra. No total, a câmara registou 363 gigabytes de dados brutos que foram pré-processados cá para produzir 5,5 gigabytes de dados de imagens com utilidade a nível científico.

O HRSC registou 75% da área de, aproximadamente, 150 milhões de quilómetros quadrados do Planeta Vermelho, com resoluções de imagem de 10 a 20 metros por píxel.

Os modelos digitais de terreno HRSC também são utilizados ao selecionar os locais de pouso do observatório geofísico InSight, da NASA, ou ExoMars (que será lançado em 2020), bem como os rovers Curiosity e Mars 2020, da NASA.

A órbita da Mars Express é altamente elíptica: vai de pólo a pólo e transporta a sonda a distâncias entre os 240 quilómetros e os 10.000 quilómetros da superfície marciana.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …