Telescópio James Webb revela a mais detalhada foto de uma região do Universo

NASA

A primeira imagem captada pelo telescópio espacial James Webb.

A primeira imagem obtida pelo telescópio espacial James Webb foi divulgada esta segunda-feira pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Esta fotografia é “a imagem infravermelha mais profunda e clara já captada do Universo até agora”, salientou a agência espacial norte-americana.

A imagem, na qual é possível ver várias galáxias e luzes, foi revelada ao mundo pelo próprio Presidente dos Estados Unidos.

“Quando esta imagem for partilhada com o mundo, será um momento histórico para a Ciência e a Tecnologia, para a Astronomia e a exploração espacial, para a América e para toda a Humanidade. Enquanto colaboração internacional, este telescópio personifica a forma como a América lidera o mundo, não pelo exemplo do nosso poder, mas pelo poder do nosso exemplo”, disse Joe Biden, em antecipação.

“Estas imagens vão relembrar o mundo que a América consegue fazer coisas grandiosas e relembrar o povo americano, sobretudo as nossas crianças, de que não há nada que supere a nossa capacidade”, acrescentou.

O telescópio foi lançado para o espaço a 25 de dezembro de 2021, viajou até uma órbita a 1,5 milhões de quilómetros da Terra e recolheu agora as suas primeiras imagens.

O diretor da NASA, Bill Nelson, explicou que a fotografia ilustrava apenas “uma pequena porção do Universo”, comparando-a a um “grão de areia na ponta de um dedo com o braço preso”.

Em causa está o aglomerado de galáxias SMACS 0723, sendo também possível ver no fundo galáxias ainda mais distantes.

Mais novidades ainda hoje

Esta terça-feira, o telescópio espacial James Webb vai divulgar ainda o espetro do planeta WASP-96b, além do grupo de galáxias conhecido como Quinteto de Stephan; o corpo celeste SMACS 0723; a Nebulosa Carina, uma das maiores e mais brilhantes nebulosas no céu; e a Nebulosa do Anel Sul.

A seleção foi feita por um comité de representantes da NASA, ESA e CSA e do Space Telescope Science Institute.

“É muito difícil não olhar para o universo com uma nova perspetiva e não sentir um momento que é profundamente pessoal”, disse o astrofísico Thomas Hansueli Zurbuchen, diretor de ciência na NASA, citado pela AFP. “É um momento emocional quando vemos a natureza a revelar subitamente alguns dos seus segredos”.

“É maravilhoso poder vê-lo a funcionar [o telescópio], mas ainda mais perceber que funciona melhor do que poderíamos esperar”, disse Marcia Rieke, responsável por uma das quatro câmaras instaladas no James Webb, em declarações ao Público. “Esta primeira imagem é fantástica porque é muito mais profunda do que qualquer uma do Hubble, mas só demorou duas horas”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.