A maioria das tartarugas-verdes são fêmeas (e a culpa é das alterações climáticas)

Praticamente todas as tartarugas-verdes na Grande Barreira de Coral australiana estão a mudar de sexo devido ao aumento da temperatura no oceano Pacífico.

Um estudo, publicado esta segunda-feira na revista Current Biology, indica que o aumento da temperatura no oceano Pacífico está a transformar as tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na Grande Barreira de Coral australiana em fêmeas.

O sexo desta espécie é definido com base na temperatura da incubação dos embriões. Isto faz com que as alterações climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura, seja uma razão apontada como principal justificação do fenómeno.

A determinação do sexo através da temperatura é um processo comum em várias espécies de peixes e répteis, refere o Público. Segundo os cientistas, para que nasça um número igual de tartarugas-verde machos e fêmeas, a temperatura tem de estar a 29,3ºC.

Se a temperatura estiver abaixo dos 29ºC, o mais provável é nascerem tartarugas do século masculino. Pelo contrário, se a temperatura ultrapassar os 30ºC, aumentam as hipóteses de as tartarugas nascerem fêmeas.

Embora os investigadores já estivessem preparados para observar números onde a população feminina está mais representada, não estavam à espera de encontrar uma discrepância tão grande.

Mais a sul da Grande Barreira de Coral, onde as temperaturas são mais frias, a população é equilibrada, com as fêmeas a representarem entre 65% a 69% da população. No entanto, nas praias mais quentes a norte, o desequilíbrio é extremo, com as fêmeas a representarem cerca de 90% da população.

A predominância de fêmeas está a aumentar rapidamente. Nas praias mais quentes, a percentagem de tartarugas fêmeas adultas foi de 86,8%, enquanto na camada mais jovem da mesma espécie o número sobe para 99,1%.

“Este é um cenário extremo. Mas um extremo em letras maiúsculas e com ponto de exclamação”, alertou Camryn Allen, uma das investigadoras ligadas ao estudo, citada pelo jornal.

As alterações climáticas, assim como a poluição, têm sido a principal causa de ameaça, embora esta espécie tenha vindo a resistir. Ainda assim, a velocidade a que se têm verificado as recentes alterações climáticas torna difícil a adaptação das novas gerações.

A proteção da tartaruga-verde e a criação de estratégias que garantam a sua reprodução são reiteradas nas conclusões do estudo.

Esta espécie foi classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora SelvagemAmeaçadas de Extinção) como uma espécie ameaçada.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …