A maioria das tartarugas-verdes são fêmeas (e a culpa é das alterações climáticas)

Praticamente todas as tartarugas-verdes na Grande Barreira de Coral australiana estão a mudar de sexo devido ao aumento da temperatura no oceano Pacífico.

Um estudo, publicado esta segunda-feira na revista Current Biology, indica que o aumento da temperatura no oceano Pacífico está a transformar as tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na Grande Barreira de Coral australiana em fêmeas.

O sexo desta espécie é definido com base na temperatura da incubação dos embriões. Isto faz com que as alterações climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura, seja uma razão apontada como principal justificação do fenómeno.

A determinação do sexo através da temperatura é um processo comum em várias espécies de peixes e répteis, refere o Público. Segundo os cientistas, para que nasça um número igual de tartarugas-verde machos e fêmeas, a temperatura tem de estar a 29,3ºC.

Se a temperatura estiver abaixo dos 29ºC, o mais provável é nascerem tartarugas do século masculino. Pelo contrário, se a temperatura ultrapassar os 30ºC, aumentam as hipóteses de as tartarugas nascerem fêmeas.

Embora os investigadores já estivessem preparados para observar números onde a população feminina está mais representada, não estavam à espera de encontrar uma discrepância tão grande.

Mais a sul da Grande Barreira de Coral, onde as temperaturas são mais frias, a população é equilibrada, com as fêmeas a representarem entre 65% a 69% da população. No entanto, nas praias mais quentes a norte, o desequilíbrio é extremo, com as fêmeas a representarem cerca de 90% da população.

A predominância de fêmeas está a aumentar rapidamente. Nas praias mais quentes, a percentagem de tartarugas fêmeas adultas foi de 86,8%, enquanto na camada mais jovem da mesma espécie o número sobe para 99,1%.

“Este é um cenário extremo. Mas um extremo em letras maiúsculas e com ponto de exclamação”, alertou Camryn Allen, uma das investigadoras ligadas ao estudo, citada pelo jornal.

As alterações climáticas, assim como a poluição, têm sido a principal causa de ameaça, embora esta espécie tenha vindo a resistir. Ainda assim, a velocidade a que se têm verificado as recentes alterações climáticas torna difícil a adaptação das novas gerações.

A proteção da tartaruga-verde e a criação de estratégias que garantam a sua reprodução são reiteradas nas conclusões do estudo.

Esta espécie foi classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora SelvagemAmeaçadas de Extinção) como uma espécie ameaçada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …

Alexei Navalny libertado da prisão

O principal opositor do Kremlin foi libertado da prisão, esta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de 30 dias por apelos à participação num grande movimento de protestos que tem agitado Moscovo. Alexei Navalny saiu da …

André Silva e João Mário na mira do Sporting

Os dois jogadores portugueses, atualmente a jogar em Itália, estão na mira dos leões. O mercado de transferências fecha no próximo dia 2 de setembro. O avançado André Silva, atualmente a jogar no AC Milan, está …

Há uma zona do país que esteve acima do limiar de concentração de ozono

A zona da Reboleira, no concelho da Amadora, excedeu esta quinta-feira o limiar de concentração de ozono entre as 17h e as 18h, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale …

Irão revela novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional

O Irão revelou na quinta-feira o seu novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional, o "Bavar-373", num contexto de tensão crescente com os Estados Unidos (EUA). Este é o primeiro sistema de mísseis antiaéreos …