/

A Lua vai receber presentes de Natal de sete nações

ZAP // Dall-E-2

Missão inédita irá entregar à Baía da Viscosidade vários instrumentos científicos e outros itens como mensagens de crianças e bitcoin. São um total de 20 prendas que o Pai Natal vai dar ao satélite natural.

O Peregrine Lunar Lander, assim chamado em homenagem ao pássaro mais rápido do mundo, tem como objetivo pousar na Baía da Viscosidade, ou Sinus Viscositatis, na Lua numa missão inédita dos Serviços de Carga Lunar Comercial (CLPS) da NASA.

A nave espacial construída pela Astrobiotic, que vai protagonizar o primeiro voo do foguetão Vulcan Centaur da United Launch Alliance — sucessor do Atlas V e Delta IV — está encarregue de entregar um saco recheado de presentes de Natal à Lua no dia 24 de dezembro, a véspera do feriado.

Pai Natal de saco cheio: vinte prendas para a Lua

A missão irá transportar vários instrumentos científicos e outros itens para a Lua.

A NASA está a presentear a Lua cinco cargas úteis principais, incluindo o espectrómetro de massa com armadilha de iões Peregrine (PITMS) para estudar a exosfera lunar, um sistema espectrómetro de neutrões (NSS) para medir os níveis de neutrões e hidrogénio na superfície lunar, e um conjunto de retrorefletores lunares (LRA) para medição laser precisa, avança o Live Science.

O sistema espectrómetro de voláteis no infravermelho próximo (NIRVSS) analisará a composição e as temperaturas da superfície lunar, e o espectrómetro de transferência de energia linear (LETS) monitorizará a radiação durante a órbita lunar do módulo de aterragem.

Além disso, estarão a bordo mais 15 cargas úteis de diferentes nações, incluindo o detetor de radiação M-42 do Centro Aeroespacial Alemão, a cápsula Lunar Dream do Japão com mensagens de crianças, e um bitcoin das Seychelles.

No total, são sete as nações que participam na iniciativa: Reino Unido, México, Alemanha, Hungria, Japão e Seychelles, além dos EUA — a única das sete que já pisou o satélite natural da Terra.

O lançamento está agendado para cerca das 01h50 da manhã (06h50 de Lisboa) a 24 de dezembro, e espera-se que o módulo de aterragem chegue à Lua a 25 de janeiro.

A missão envolve um complexo processo de correções de trajetória e alinhamento da órbita lunar antes do pouso. O módulo funcionará por cerca de 10 dias antes de sucumbir ao frio extremo da noite lunar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.