A lenda da “Atlântida do Pacífico” que desapareceu há centenas de anos

Google Maps

Coordenadas da antiga ilha Teonimanu, nas Ilhas Salomão. Hoje, a massa de terra submersa abaixo de um a 14 metros de água, é conhecida como Lark Shoal.

Graças às narrativas transmitidas de geração em geração, a Ciência descobriu alguma verdade no mito do desaparecimento da antiga ilha de Teonimanu. Uma história com paixão e vingança.

Se hoje não passa de uma mancha azul escura no Oceano Pacífico, Lark Shoal foi, há centenas de anos, uma ilha habitada por centenas de pessoas — e só o sabemos por causa da memória daqueles que vivem na área atualmente.

Teonimanu fazia parte das Ilhas Salomão e os relatos históricos e as tradições orais sugerem que teve uma trágica e repentina “morte”.

As narrativas transmitidas de geração em geração sugerem que a ilha poderá ter desaparecido entre o final do século XVI e o final do século XVIII, por volta da época entre as explorações do explorador espanhol Álvaro de Mendaña e do explorador inglês James Cook.

As histórias locais contam que Teonimanu foi submergida abruptamente na sequência de uma onda catastrófica, provavelmente desencadeada por um terramoto no fundo do mar, uma perturbação geológica causou um gigantesco deslizamento de terra submarino que por sua vez gerou tsunamis que submergiram a ilha desaparecida. Tudo graças à natureza instável da crista submarina sobre a qual a ilha repousava.

Uma das lendas mais conhecidas sobre o local conta a história de Sauwete’au, uma mulher da ilha, e Roraimenu, o seu marido, da vizinha ilha Ali’te.

Após a fuga de Sauwete’au com outro homem e o seu regresso a Teonimanu, diz-se que Roraimenu, movido pela vingança, convocou ondas destruidoras que obliteraram a ilha, conta à BBC o geólogo e geómetra Patrick Nunn, que tomou conhecimento das ilhas perdidas através de tradições orais e histórias transmitidas entre o povo da região central das Ilhas Salomão.

Embora os pormenores desta história tenham sido provavelmente embelezados, resumem de uma forma romântica os fenómenos geológicos dramáticos e devastadores que realmente ocorreram. Hoje, sabemos que ocorreu de facto um deslizamento de terras que obliterou a pequena ilha.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.