/

A fotografia mais vista de sempre chama-se “Bliss” — e foi inspirada numa história de amor

Chuck O'Rear

Bliss, o icónico background do Windows XP, é a fotografia mais vista da História da Humanidade

O icónico fundo do ambiente de trabalho do Windows XP da Microsoft é a foto mais vista da História da Humanidade, “fez a paz” entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte e, além de um som, tem por trás uma bela história de amor.

Na vida, só há duas coisas certas: a morte e a famosa paisagem de “amplas colinas verdejantes debaixo de um céu azul, com nuvens dispersas”, no fundo do ambiente de trabalho do Windows XP da Microsoft.

Se, por exemplo, no “Quem Quer Ser Milionário?” fosse perguntado qual é a fotografia mais vista da História da Humanidade, talvez, poucos se lembrassem de responder “o icónico background do Windows XP”. Contudo, talvez fossem também poucos aqueles que ficariam espantados ao saber que, de facto, essa é a resposta correta.

A famosa fotografia chama-se “Bliss”, mostra uma paisagem real e é da autoria do fotógrafo Chuck O’Rear – que trabalhou, durante 25 anos, ao serviço da National Geographic.

A misteriosa paisagem fica em Sonoma, na Califórnia (EUA), e foi captada em 1996, numa das viagens que Chuck fazia para visitar a sua amada – Daphne Larkin.

A dupla conheceu-se em 1994, num almoço de uma amiga comum.

Em 2021, em entrevista à People, Daphne contou o que sentiu, quando viu Chuck pela primeira vez: “Quando o vi entrar na porta pensei: ‘Este homem tem um propósito’” – e, afinal, até viria a ter mais do que ela pensava…

“Entrou tão assertivamente e era tão atraente… Pobre Jane [a amiga em comum], pensou que poderia ter um bom momento a conversar com Chuck. Aquilo acabou por se tornar numa conversa de duas vias entre mim e ele”, confessou.

Chuck O'Rear

Chuck O’Rear e Daphne Larkin em 2001

“Foi mágico o que aconteceu ali”

Daphne vinha de dois divórcios e tinha-lhe morrido um filho portador de deficiência, quando tinha apenas 10 anos de idade. A jornalista prometeu que só voltava a juntar-se com alguém se fosse “para a vida toda”.

Curiosamente, Chuck também já se havia divorciado por duas ocasiões e também tinha um filho com deficiência.

Na entrevista, o casal disse que todos esses pontos em comum terão sido os desencadeadores da relação: “Temos em comum a apreciação, o entendimento, a empatia…”, explicou Chuck O’Rear.

O casal começou a encontrar-se regularmente, e foi numa dessas deslocações que Chuck – “sempre com a câmara atrás, porque nunca se sabe…” – captou a fotografia mais vista de sempre.

Em 2001…

A Microsoft bateu à porta de Chuck O’Rear para lhe comprar – “num valor com seis dígitos” – a fotografia a que a tecnológica norte-americana viria a chamar “Bliss”.

A imagem que, para o fotógrafo, era “apenas mais uma foto” tornou-se icónica, quando a Microsoft a tornou o fundo padrão do recém-lançado Windows XP.

“Quando morreres, na tua lápide, não vamos pôr National Geographic, vamos pôr ‘Fotógrafo da Bliss’ (…) Vinte e cinco anos na Geographic e ninguém liga a isso” brincou Daphne Larkin, sobre a fama do marido.

“A minha foto fez a paz entre as Coreias”

“Quando a Coreia do Norte concordou falar com a Coreia do Sul, há alguns anos, o diplomata da Coreia do Sul estava num computador para fazer a ligação com a Coreia do Norte. Esse foi o primeiro momento de conexão entre esses dois países. E o que estava no ecrã?”, questionou o fotógrado.

A minha foto fez a paz entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte”, brincou Chuck O’Rear, atualmente com 82 anos.

Quem diz que as imagens não têm som?

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.