/

A fazer contas com o regresso às aulas? Há formas de conseguir poupar algum dinheiro

Wilson Dias / ABr

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas.

Todos sabemos que o regresso às aulas é sinónimo de despesas com manuais, mochilas, cadernos, e outros materiais, despesas essas que são difíceis de suportar para muitas famílias. Este ano não é excepção, e com uma pandemia e uma crise económica que colocaram ainda mais pressão sobre os portugueses, aqui ficam algumas dicas sobre como poupar nesta fase.

Uma das principais dicas é a calcular um orçamento e cingir-se a ele de forma a evitar créditos, mesmo que surjam contratempos ou que os filhos tentem pressionar os pais a comprar coisas mais caras ou desnecessárias. Deve também fazer uma lista bem específica de tudo aquilo que precisa de comprar.

A reutilização de materiais antigos e de manuais escolares é também uma opção. Dê uma vista de olhos pelas coisas dos seus filhos e veja se a mochila do ano passado pode ser reutilizada, se os cadernos foram todos usados e pergunte a alguém se lhe pode emprestar as calculadoras de que já não estejam a precisar.

A nível dos manuais, caso conheça crianças mais velhas que tenham os mesmos manuais de que os seus filhos precisam, pode sempre pedi-los emprestados. Pode também recorrer a bancos de livros, à plataforma MEGA, ou então à aplicação Edu Rede Escolar.

O Ministério da Educação disponibilizou milhões de vales que podem ser trocados por manuais novos, que são levantados nas livrarias aderentes, ou reutilizados, que estão disponíveis nas escolas.

Pedir a factura com contribuinte também garante algum retorno ao reduzir as despesas do sector da educação e ao conseguir os benefícios da devolução de 15% do IVA.

Caso já tenha esgotado as opções das coisas que pode reutilizar, fique atento a saldos e promoções das lojas e recorra à internet para aproveitar promoções exclusivas online. Para aproveitar ao máximo os descontos, o ideal é começar com alguns meses de avanço. Se não for a tempo para este ano, pode fazer esse planeamento no próximo ano lectivo e ir reservando aos poucos um valor para as despesas escolares.

O ECO fez também uma compilação das promoções que estão neste momento activas e que ainda pode aproveitar. A Bertrand está com 5% de desconto em manuais e cadernos de actividades até 20 de Setembro, e 20% de desconto em cartão em todos os livros de apoio escolar até 3 de Outubro.

O Continente está também com uma campanha de 5% de desconto directo na compra de manuais e 20% na sua encadernação. Já os livros de apoio, como gramáticas ou livros de preparação para exames, os livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e impressões nas lojas Note estão com 20% de desconto.

No caso da FNAC, os manuais e cadernos estão com um desconto de 5% até 26 de Setembro através do código promocional FNACESCOLAR. Uma selecção de livros de apoio escolar e de preparação para exames estão também com um desconto até 20%.

Por último, pode conseguir algum retorno ao vender o que já não usa e ainda conseguir livrar-se de manuais ou materiais desnecessários que fiquem a ocupar espaço em casa. Plataformas como o OLX podem ser usadas para vender material escolar e existem também vários grupos no Facebook dedicados a este fim.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.