A “Espada do Governante” nunca provou sangue, mas é o objeto islâmico mais caro de sempre

Bonhams

“A Espada do Governante”, Tipu Sultan

Com mais de 200 anos, a “Espada do Governante” Tipu Sultan tornou-se esta terça-feira a mais cara de sempre. Batendo as expectativas do leilão, foi vendida por 16 milhões de euros a entidade anónima.

Apesar das expectativas apontarem para os dois milhões de euros, a espada do governante indiano Tipu Sultan (1750-1799) tornou-se a espada mais cara da história, após ser vendida num leilão londrino por mais de 16 milhões de euros.

Não há informações públicas sobre a identidade do vencedor do leilão e novo dono da infame espada. O que se sabe é que a espada torna-se, assim, o objeto indiano ou islâmico mais caro de sempre.

Tipu Sultan — o Tigre de Maiçor

Antes de ser governante muçulmano do Reino de Maiçor, do sul da Índia, Tipu Sultan tornar-se-ia um mestre da tática militar graças aos ensinamentos de oficiais franceses, contratados pelo seu pai, Hyder Ali, que já era governante de Maiçor antes dele.

Em 1767, aos 16 anos, o Tigre de Maiçor já comandava a cavalaria na Guerra Civil frente ao Império Marata, um confronto que duraria até 1779.

Na segunda guerra de Maiçor, derrotou o Coronel John Braithwaite, líder do Exército de Madras, da Presidência de Madras — uma das três Presidências da Índia Britânica. Uma conquista que lhe valeu o trono em 1782.

Faria, passados apenas dois anos do seu reinado, as pazes com os britânicos, quebradas pelo ataque a aliados de ingleses. Um erro que, após mais duas guerras em Maiçor, custaria a vida ao pioneiro da artilharia de foguetes, em 1799.

Sultan vivia no campo de batalha, mas seria a única espada que nunca provou sangue o símbolo do seu legado.

“A Espada do Governante” nunca provou sangue

Segundo.o IFL Science, Mogóis basearam-se em tecnologia alemã para fazer uma espada com adornos trabalhados no punho, incrustado com caligrafia de ouro para Tipu Sultan. Uma arma que ficaria no seu quarto durante todo o seu reinado de 17 anos (1782-1999).

Valorizando a sua beleza sobre a sua força na batalha, onde a sua construção em aço Wootz — o mais duro dos aços da época —, poderia certamente fazer estragos, o líder denominou-a “A Espada do Governante”, lê-se nas suas inscrições.

Na Índia, acreditava-se que espadas feitas deste material furassem armaduras com toda a facilidade.

Após a morte de Sultan, a espada foi roubada do palácio do líder em Seringapatam pelas tropas britânicas e oferecida ao Major-General, David Baird, “como sinal da sua alta estima pela sua coragem e conduta no ataque que comandou e no qual Tipu Sultan foi morto”, lê-se numa inscrição adicionada à espada.

Segundo o comunicado de imprensa da Bonhams, a casa encarregue pelo leilão, a espada manteve-se na família Baird até 2003, altura em que foi leiloada em Londres por 150 mil libras (173 mil euros).

Agora, a espada recordista — e só ela — conhece um novo dono.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.