A Escócia vai banir os perversos cotonetes de plástico

A Escócia quer reduzir a poluição marítima banindo os cotonetes de plástico. O objetivo é substitui-los por alternativas biodegradáveis.

A Escócia será a primeira nação do Reino Unido a banir os cotonetes de plástico. Até deixaram recentemente de ser o maior bicho-papão no nosso aparelho auditivo, mas os malvados cotonetes desempenham agora o papel de mau da fita noutro filme: são uma ameaça à saúde dos nossos oceanos.

Este utensílio de higiene pessoal, um dos muitos resíduos encontrados no mar, é extremamente nocivo ao ambiente. Proibindo o fabrico e a venda de cotonetes de plástico, a Escócia pretende reduzir a poluição marítima em 50%, nomeadamente os resíduos plásticos.

Ao The Guardian, Roseanna Cunningham, responsável pela pasta do Ambiente do governo escocês, explica que “a rede de esgotos acumula e trata 945 mil litros de águas residuais todos os dias”. Assim, o sistema não está preparado para remover objetos de plástico tão pequenos como os cotonetes.

Além disso, os cotonetes de plástico representam um grande perigo para a vida animal, podendo “matar animais marinhos e pássaros que os engulam”, alerta a responsável.

A grande maioria das marcas à venda no país já começaram a trocar os cotonetes de plástico por alternativas biodegradáveis, como o papel, apesar de haver ainda pequenas lojas nas quais estes utensílios ainda podem ser encontrados.

Em 2017, a Sociedade de Conservação Marinha da Escócia realizou uma ação de limpeza das praias, em parceria com o Cotton Bud Project. Segundo a BBC, foram encontrados, em média, “29 cotonetes por cada 100 metros”, num total de “mais de 3500” espalhados pelas praias escocesas.

Todos os dias, milhões de pessoas limpam os seus ouvidos com cotonetes – um acto que é não só responsável por 40% dos casos de rompimento do tímpano, como também por uma boa parte da poluição que diariamente chega aos nossos mares.

Mas a partir de agora, no que depender dos escoceses… adeus cotonetes de plástico.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …