A ejaculação precoce não passa com a idade (mas tem cura)

Há diversos tratamentos disponíveis para o controle da ejaculação precoce, mas nenhum deles oferece uma cura permanente para a condição – a menos que compreenda como funciona o mecanismo que provoca o aparecimento do problema, e aprenda a controlá-lo.

Não se deixe enganar pelas inúmeras promessas que circulam na internet sobre a cura da ejaculação precoce. Tal como a disfunção eréctil, a ejaculação precoce tem causas neurofisiológicas, e é possível aprender a geri-la e controlá-la.

Para o fazer, é necessário antes de mais compreender que a ejaculação precoce é uma disfunção sexual comum, que afecta aproximadamente 30% dos homens. Importante também ler pesquisas médicas e tentar entender o que pode causar a condição em cada caso concreta.

Segundo o “Manual de Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais” da Associação Americana de Psiquiatria, disponível online, a ejaculação precoce é definida como sendo a ejaculação persistente ou recorrente com estimulação sexual mínima antes do acto sexual, logo após a penetração e antes que uma pessoa deseje.

Ou seja, ejaculação antes do que gostaríamos que tivesse acontecido…

A idade não resolve o problema

Com que frequência isso ocorre em diferentes faixas etárias para os homens? Há a ideia generalizada de que a idade ajudaria a retardar as coisas. No entanto, essa condição é bastante comum em qualquer idade – porém, por motivos diferentes.

De acordo com um inquérito aberto pelo NHS, o sistema de saúde pública da Inglaterra, em 1999, 30% dos homens com idades entre 18 e 29 anos declaram que o clímax demasiado estava a afectar suas relações.

O problema foi reconhecido por 32% dos homens entre os 30 e os 39 anos, 28% do homens com idades entre 40 e 49 e 31% com idades entre 50 e 59.

“A ejaculação precoce pode perturbar as relações e ter um efeito profundo sobre a vida das pessoas”, diz o médico David Edwards, presidente da Sociedade Britânica de Medicina Sexual, BSSM.

“Uma vez que um paciente seja diagnosticado com ejaculação precoce, a primeira coisa que faço é tranquilizá-lo, explicar-lhe quão comum o problema é“, explica Edwards.

“Há muitas opções de tratamento disponíveis. A BSSM oferece um algoritmo no seu site com um guia para os diferentes tratamentos, e quais desses tratamentos são apropriados para cada caso concreto”, aconselha o médico, especialista em Antropologia Médica.

(dr) BSSM

Algoritmo de tratamentos para a ejaculação precoce da Sociedade Britânica de Medicina Sexual

Algoritmo de tratamentos para a ejaculação precoce da Sociedade Britânica de Medicina Sexual

Hum… então como é que isso se resolve?

Há uma ampla gama de técnicas caseiras para tentar controlar a ejaculação precoce, como sexo frequente (provavelmente a mais popular), a masturbação antes do sexo, ou ter relações sexuais com a mulher por cima.

Uma outra abordagem popular é usar preservativos mais grossos; uma parede mais espessa pode diminuir a sensibilidade do pénis e atrasar a ejaculação. Também as estratégias comportamentais, como o “start-stop” e o “squeeze”, são muitas vezes eficazes, mas não fornecem uma solução a longo prazo.

Superar a ejaculação prematura com essas técnicas pode levar alguns meses, e muitos homens têm que continuar a usá-las de forma permanente por tempo indeterminado. Mas em média, 50% a 95% dos homens que usam técnicas sexuais conseguem superar a ejaculação prematura eventualmente.

Há um risco de recaída se houver mudanças significativas na rotina sexual – por exemplo, uma nova parceira ou um evento stressante, especialmente se o individuo se sentir ansioso. Em geral, quanto mais cedo aprender a dominar essas técnicas, melhor.

Em alguns casos são recomendados medicamentos como o Priligy, um comprimido oral que reduz a sensibilidade. É uma solução rápida e normalmente resolve o problema de forma eficaz, mas embora possa ser tomado por tempo indeterminado para controlar a ejaculação precoce, não cura a condição.

O que é essa técnica “start-stop”?

Esta é de longe a técnica mais simples e pode ser praticada pelo individuo sozinho ou com a ajuda da(o) parceira(o). A técnica envolve estimular o pénis e parar antes de sentir que está prestes a ejacular.

O procedimento é simples: manter a estimulação durante 30 a 60 segundos, parar, e recomeçar quando sentir que recuperou o controle. Repitir o processo 4 a 5 vezes, parando e “descansando” cada vez que sente que está prestes a ter um orgasmo. Finalmente, deixe a ejaculação ocorrer, para que possa identificar o “ponto de não retorno”.

Muitos casais queixam-se, no entanto, da inconveniência deste “jogo” e acham-no bastante frustrante. A solução passa muitas vezes por incorporá-lo de forma suave no ritual do sexo e aproveitar as pausas para se concentrar em fontes de prazer que não o pénis.

E a técnica de “squeeze“?

A técnica de “squeeze” funciona espremendo o pénis na área entre o eixo e a glande,  durante cerca de 30 segundos, imediatamente antes de estar prestes a ejacular.

O procedimento interrompe a ejaculação, mas pode afectar a erecção, pelo menos até que seja estimulado novamente. Deve-se então repetir o processo 4 a 5 vezes, até que decida não retardar o orgasmo mais. Para ser eficaz, o método tem de ser usado por vários meses e exige grande perseverança do homem e da(o) sua(seu) parceira(o).

A ideia por trás desta técnica de “squeeze” é que, ao fim de algum tempo, o homem será capaz de reconhecer o “ponto de não retorno” e poderá atrasar ejaculações futuras sem precisar de recorrer ao processo. Mas esta técnica pode ser frustrante, pois pode interromper a actividade sexual.

Rowena Waack / Flickr

-

A comunicação entre o casal pode ajudar a superar muitas questões

Cuide da sua parceira

Os preliminares ajudam a aumentar a satisfação da(o) parceira(o), bem como atrasar a ejaculação. Além disso, os preliminares mais longos podem melhorar o relacionamento do casal, reduzindo a insatisfação, a frustração e a ansiedade relacionada ao desempenho.

Esteja ciente de que quanto mais pressão os homens sentem durante o sexo, mais provável é que sofram de Ejaculação precoce.

Também a comunicação pode ajudar a superar muitas questões e quaisquer discrepâncias entre os seus desejos e os da sua parceira(o).

Resumindo, quais são as melhores dicas?

  • Preservativos grossos: Tente estes se você acha que seu pênis é muito sensível. Eles podem ajudar a diminuir sua sensibilidade.
  • Concentre-se em outros prazeres sexuais: isso pode diminuir a ansiedade e ajudá-lo a obter um melhor controle sobre sua ejaculação.
  • Fale com o seu médico: a ejaculação precoce é uma condição facilmente tratável.

Referências:

  • Manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais (DSM 5), APA
  • Treatment Algorithm for Premature Ejaculation (PE) July 2013, BSSM
  • Ejaculation problems are common sexual problems in men, NHS Choices
  • Maneiras para controlar a ejaculação precoce, Euroclinix

Em conclusão, se sofre de ejaculação precoce, saiba antes de mais que a condição é muito comum, mas tem tratamento – e que ficar apenas deitado à espera que a idade resolva o problema não vai funcionar.

AEIOU //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Estranho a BSSM não recomendar Tramadol quando existem diversos estudos científicos que mostram que prolonga em cerca de 3 vezes… E é um fármaco barato.

  2. Outra técnica que funciona, é, durante o acto e quase antes de chegar ao ponto critico, pensar na vizinha gorda, vesga e cabeluda.

  3. DAPOXETINA
    Há medida que envelhecemos, é normal a performance sexual diminuir.
    No entanto, como este continua a ser um tema tabu especialmente entre os
    homens, são muitos os que continuam a esconder e a ignorar
    esta problemática.

    O avanço da idade não tem que significar a perda da capacidade sexual.
    Antes pelo contrário. Problemas como a ejaculação precoce ou a disfunção eréctil podem ser combatidas e tratadas de forma fácil, rápida e eficiente.

    A dapoxetina é um poderoso suplemento alimentar
    e estimulante sexual que apresenta resultados eficazes e que
    tem deixado milhares de pessoas boquiabertas em todo o mundo.

    Milhares de pessoas contam já com este produto,
    melhorando a sua performance sexual e óbviamente, a sua qualidade vida, tanto física quanto mental.

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …