A dieta orgânica afinal não é melhor para o planeta

Os consumidores são frequentemente encurralados por argumentos sobre os benefícios da alimentação biológica, ou orgânica. Muitos dizem que este tipo de alimentação é mais saudável, saborosa e melhor para o planeta. No entanto, há estudos que mostram que pode não ser bem assim.

As mais recentes más notícias mostram que as plantações de produtos biológicos ocupam áreas significativamente maiores do que as convencionais. Isso quer dizer que as dietas orgânicas ou biológicas podem não ser tão ecológicas quanto se pensa.

Num estudo publicado em maio no Journal of Cleaner Productor, uma equipa de investigadores alemães e suecos examinou a pegada de carbono global de uma dieta orgânica e comparou-a com a de uma dieta convencional.

Foram utilizados dados sobre o consumo de alimentos, levantados pela pesquisa nacional de nutrição alemã, considerando a dieta orgânica como “dietas gerais de consumidores cujas compras alimentares incluem uma grande porção de produtos orgânicos”, e a convencional como de pessoas que não costumam comprá-los.

Depois, avaliaram a pegada de carbono e o uso da terra a partir de estudos de ambos os cultivos. E a descoberta do estudo é esta: a pegada de carbono das duas dietas são essencialmente iguais.

Mas os resultados apresentam ainda uma outra conclusão: a agricultura orgânica usa 40% mais de terra do que a convencional – e num planeta que dedica metade do seu território à agricultura, isso não é apenas um detalhe.

A chave na conclusão do estudo é o facto de se ter considerado a dieta convencional média como uma alimentação que inclui 45% mais de carne do que a orgânica. O que não quer dizer que se tenha enganado – é plausível que as pessoas que consomem produtos sem pesticidas também se esforcem para reduzir o consumo de carne, mas esse facto pode alterar os resultados.

Para comparar maçãs com maçãs, quando o assunto é a diferença entre orgânicos e não-orgânicos, torna-se necessário determinar a pegada de carbono da mesma dieta a partir apenas da mudança de variáveis entre cada um deles.

Comer carne, especialmente a bovina, envolve uma enorme pegada de carbono. Se esse detalhe fosse removido da equação, as dietas baseadas em alimentos orgânicos teriam uma média mais elevada na emissão de gases do efeito estufa.

Partilhar o planeta

Mas porque é que a agricultura orgânica tem uma pegada maior de carbono? Porque a agricultura orgânica produz uma quantidade menor de alimentos por metro quadrado – 25% a menos, em média, conforme um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford,nos EUA, publicado em 2012.

Isto acontece sobretudo porque os produtores de alimentos orgânicos não podem utilizar fertilizantes sintéticos ou pesticidas para ampliar o cultivo ou protegê-lo de pragas – embora, ao contrário do que se pensa, os pesticidas naturais possam ser mais nocivos do que os sistemas da agricultura convencional.

Isso não quer dizer que a produção de orgânicos seja má – só quer dizer que há mitos à volta do tema. Existem métodos benéficos seguidos pelos agricultores de orgânicos, como rodar as plantações sob formatos definidos para evitar que o solo enfraqueça ou perca nutrientes.

Mas também não se trata de um debate de concorrência entre uma dieta e outra, como alguns gostariam de acreditar.

“Você, consumidor sábio e inteligente, não precisa de comprar nenhum lado nesta história”, diz a escritora e bióloga Christine Wilcox para a Scientific American.

“Em vez disso, pode assumir uma posição nesse espectro no sentido de encorajar ambos os produtores a trabalhar juntos e melhorar os recursos alimentares globais, agindo de uma forma mais sustentável”, acrescenta Wilcox.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E parte em que as organicas / biologicas nao levam adubos nem pesticidas que contaminam o ar e os solos e que nao incluem estirpes geneticamente modificadas? Não conta para nada?

  2. Rídiculo…Pagam-vos para fazer este tipo de propaganda.
    Considerando que quem vende os químicos para a agricultura é quem vende os remédios para as doenças basta fazer a matemática desta equação…

  3. Pois não, não é nada melhor. Até porque a agricultura química nem está a levar um porradão de espécies á extinção, algumas delas absolutamente vitais para a própria agricultura, como a abelha.

RESPONDER

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …