A dieta orgânica afinal não é melhor para o planeta

Os consumidores são frequentemente encurralados por argumentos sobre os benefícios da alimentação biológica, ou orgânica. Muitos dizem que este tipo de alimentação é mais saudável, saborosa e melhor para o planeta. No entanto, há estudos que mostram que pode não ser bem assim.

As mais recentes más notícias mostram que as plantações de produtos biológicos ocupam áreas significativamente maiores do que as convencionais. Isso quer dizer que as dietas orgânicas ou biológicas podem não ser tão ecológicas quanto se pensa.

Num estudo publicado em maio no Journal of Cleaner Productor, uma equipa de investigadores alemães e suecos examinou a pegada de carbono global de uma dieta orgânica e comparou-a com a de uma dieta convencional.

Foram utilizados dados sobre o consumo de alimentos, levantados pela pesquisa nacional de nutrição alemã, considerando a dieta orgânica como “dietas gerais de consumidores cujas compras alimentares incluem uma grande porção de produtos orgânicos”, e a convencional como de pessoas que não costumam comprá-los.

Depois, avaliaram a pegada de carbono e o uso da terra a partir de estudos de ambos os cultivos. E a descoberta do estudo é esta: a pegada de carbono das duas dietas são essencialmente iguais.

Mas os resultados apresentam ainda uma outra conclusão: a agricultura orgânica usa 40% mais de terra do que a convencional – e num planeta que dedica metade do seu território à agricultura, isso não é apenas um detalhe.

A chave na conclusão do estudo é o facto de se ter considerado a dieta convencional média como uma alimentação que inclui 45% mais de carne do que a orgânica. O que não quer dizer que se tenha enganado – é plausível que as pessoas que consomem produtos sem pesticidas também se esforcem para reduzir o consumo de carne, mas esse facto pode alterar os resultados.

Para comparar maçãs com maçãs, quando o assunto é a diferença entre orgânicos e não-orgânicos, torna-se necessário determinar a pegada de carbono da mesma dieta a partir apenas da mudança de variáveis entre cada um deles.

Comer carne, especialmente a bovina, envolve uma enorme pegada de carbono. Se esse detalhe fosse removido da equação, as dietas baseadas em alimentos orgânicos teriam uma média mais elevada na emissão de gases do efeito estufa.

Partilhar o planeta

Mas porque é que a agricultura orgânica tem uma pegada maior de carbono? Porque a agricultura orgânica produz uma quantidade menor de alimentos por metro quadrado – 25% a menos, em média, conforme um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford,nos EUA, publicado em 2012.

Isto acontece sobretudo porque os produtores de alimentos orgânicos não podem utilizar fertilizantes sintéticos ou pesticidas para ampliar o cultivo ou protegê-lo de pragas – embora, ao contrário do que se pensa, os pesticidas naturais possam ser mais nocivos do que os sistemas da agricultura convencional.

Isso não quer dizer que a produção de orgânicos seja má – só quer dizer que há mitos à volta do tema. Existem métodos benéficos seguidos pelos agricultores de orgânicos, como rodar as plantações sob formatos definidos para evitar que o solo enfraqueça ou perca nutrientes.

Mas também não se trata de um debate de concorrência entre uma dieta e outra, como alguns gostariam de acreditar.

“Você, consumidor sábio e inteligente, não precisa de comprar nenhum lado nesta história”, diz a escritora e bióloga Christine Wilcox para a Scientific American.

“Em vez disso, pode assumir uma posição nesse espectro no sentido de encorajar ambos os produtores a trabalhar juntos e melhorar os recursos alimentares globais, agindo de uma forma mais sustentável”, acrescenta Wilcox.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E parte em que as organicas / biologicas nao levam adubos nem pesticidas que contaminam o ar e os solos e que nao incluem estirpes geneticamente modificadas? Não conta para nada?

  2. Rídiculo…Pagam-vos para fazer este tipo de propaganda.
    Considerando que quem vende os químicos para a agricultura é quem vende os remédios para as doenças basta fazer a matemática desta equação…

  3. Pois não, não é nada melhor. Até porque a agricultura química nem está a levar um porradão de espécies á extinção, algumas delas absolutamente vitais para a própria agricultura, como a abelha.

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …