A dieta orgânica afinal não é melhor para o planeta

Os consumidores são frequentemente encurralados por argumentos sobre os benefícios da alimentação biológica, ou orgânica. Muitos dizem que este tipo de alimentação é mais saudável, saborosa e melhor para o planeta. No entanto, há estudos que mostram que pode não ser bem assim.

As mais recentes más notícias mostram que as plantações de produtos biológicos ocupam áreas significativamente maiores do que as convencionais. Isso quer dizer que as dietas orgânicas ou biológicas podem não ser tão ecológicas quanto se pensa.

Num estudo publicado em maio no Journal of Cleaner Productor, uma equipa de investigadores alemães e suecos examinou a pegada de carbono global de uma dieta orgânica e comparou-a com a de uma dieta convencional.

Foram utilizados dados sobre o consumo de alimentos, levantados pela pesquisa nacional de nutrição alemã, considerando a dieta orgânica como “dietas gerais de consumidores cujas compras alimentares incluem uma grande porção de produtos orgânicos”, e a convencional como de pessoas que não costumam comprá-los.

Depois, avaliaram a pegada de carbono e o uso da terra a partir de estudos de ambos os cultivos. E a descoberta do estudo é esta: a pegada de carbono das duas dietas são essencialmente iguais.

Mas os resultados apresentam ainda uma outra conclusão: a agricultura orgânica usa 40% mais de terra do que a convencional – e num planeta que dedica metade do seu território à agricultura, isso não é apenas um detalhe.

A chave na conclusão do estudo é o facto de se ter considerado a dieta convencional média como uma alimentação que inclui 45% mais de carne do que a orgânica. O que não quer dizer que se tenha enganado – é plausível que as pessoas que consomem produtos sem pesticidas também se esforcem para reduzir o consumo de carne, mas esse facto pode alterar os resultados.

Para comparar maçãs com maçãs, quando o assunto é a diferença entre orgânicos e não-orgânicos, torna-se necessário determinar a pegada de carbono da mesma dieta a partir apenas da mudança de variáveis entre cada um deles.

Comer carne, especialmente a bovina, envolve uma enorme pegada de carbono. Se esse detalhe fosse removido da equação, as dietas baseadas em alimentos orgânicos teriam uma média mais elevada na emissão de gases do efeito estufa.

Partilhar o planeta

Mas porque é que a agricultura orgânica tem uma pegada maior de carbono? Porque a agricultura orgânica produz uma quantidade menor de alimentos por metro quadrado – 25% a menos, em média, conforme um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford,nos EUA, publicado em 2012.

Isto acontece sobretudo porque os produtores de alimentos orgânicos não podem utilizar fertilizantes sintéticos ou pesticidas para ampliar o cultivo ou protegê-lo de pragas – embora, ao contrário do que se pensa, os pesticidas naturais possam ser mais nocivos do que os sistemas da agricultura convencional.

Isso não quer dizer que a produção de orgânicos seja má – só quer dizer que há mitos à volta do tema. Existem métodos benéficos seguidos pelos agricultores de orgânicos, como rodar as plantações sob formatos definidos para evitar que o solo enfraqueça ou perca nutrientes.

Mas também não se trata de um debate de concorrência entre uma dieta e outra, como alguns gostariam de acreditar.

“Você, consumidor sábio e inteligente, não precisa de comprar nenhum lado nesta história”, diz a escritora e bióloga Christine Wilcox para a Scientific American.

“Em vez disso, pode assumir uma posição nesse espectro no sentido de encorajar ambos os produtores a trabalhar juntos e melhorar os recursos alimentares globais, agindo de uma forma mais sustentável”, acrescenta Wilcox.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E parte em que as organicas / biologicas nao levam adubos nem pesticidas que contaminam o ar e os solos e que nao incluem estirpes geneticamente modificadas? Não conta para nada?

  2. Rídiculo…Pagam-vos para fazer este tipo de propaganda.
    Considerando que quem vende os químicos para a agricultura é quem vende os remédios para as doenças basta fazer a matemática desta equação…

  3. Pois não, não é nada melhor. Até porque a agricultura química nem está a levar um porradão de espécies á extinção, algumas delas absolutamente vitais para a própria agricultura, como a abelha.

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …