Sabia que a cor do seu fato de banho pode fazer toda a diferença em caso de emergência?
Hoje em dia, existem fatos de banho de todas as cores e feitios e até com proteção SPF +50.
O que nem toda a gente sabe é que, em caso de emergência, essas cores podem dificultar imenso a visibilidade da pessoa na água.
Isto é uma um motivo alarmante, principalmente para pais de crianças.
Um relatório da APSI apresenta dados sobre os afogamentos de crianças e jovens em Portugal.
O documento dá conta de que, entre 2002 e 2020 ocorreram 274 afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens.
Para além destas mortes, registaram-se ainda 617 internamentos na sequência de um afogamento, o que significa que, por cada criança que morre, aproximadamente, duas são internadas.
Já nos EUA, segundo a BBC, o afogamento é a principal causa de morte de crianças com idades compreendidas entre o um e os quatro anos.
No caso das crianças de cinco a 14 anos, esta é a segunda principal causa de morte acidental, logo a seguir aos acidentes de viação.
Os acidentes por afogamento não fatais são ainda mais comuns.
Por cada criança que morre de afogamento, outras sete recebem cuidados de emergência. Mesmo quando o afogamento não é fatal, pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo danos cerebrais.
Claro que não são só as crianças que são afetadas por esta situação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 236 000 pessoas afogam-se acidentalmente ou fatalmente, o que representa quase 8% de todas as mortes relacionadas com ferimentos a nível mundial.
Existem fatores que tornam o afogamento menos provável, tais como ter aulas de natação, ter uma vedação adequada à volta das piscinas de casa (onde ocorre a maioria dos afogamentos de crianças pequenas) e assegurar a supervisão constante das crianças perto da água.
Mas quando a criança, ou mesmo jovem ou adulto, desaparece na água, todos os segundos contam. E, por isso, um fator importante, apontado pelos cientistas, é a cor do fato de banho, que nos deve tornar mais visíveis na água.
Natalie Livingston, foi nadadora-salvadora e é co-fundadora da empresa norte-americana Alive Solutions, que fornece educação, formação e recursos para a segurança da água ao público, disse que “em 2019, eu andava muito com os meus filhos à volta da água e via todos os miúdos com fatos de banho bonitos que não eram de cores fantásticas — os miúdos saltavam para a água e desapareciam”.
“Por isso, decidimos testar as cores e ver qual seria a mais visível em diferentes ambientes”.
Colocaram várias cores de tecido, desde vermelho batom ao verde fluorescente, debaixo de um metro de água em diferentes condições — contra um fundo de piscina de cor escura, um fundo de piscina de cor clara e num lago, com água calma e agitada.
Quando a água estava agitada — como numa piscina cheia de gente, por exemplo, ou sob as ondas do oceano — muitas das cores tornavam-se extremamente difíceis de ver.
Embora uma câmara detete a luz de forma diferente do que os nossos olhos, Livingston diz que os resultados do teste confirmam o que ela e outras pessoas com quem trabalha notaram, como nadadores-salvadores e instrutores de natação.
Uma experiência muito visual, realizada pela PBS Learning, demonstra a rapidez com que isto pode acontecer no mar — a cerca de 4,8 metros de profundidade, um objeto, que era vermelho vivo à superfície, adquire um tom azul, mesmo quando visto de perto.
A partir da superfície, as coisas tornam-se ainda mais difíceis. “Numa piscina branca, as cores mais escuras pareciam sombras e no lago castanho escuro, as cores mais claras pareciam o reflexo de uma nuvem”.
Qualquer agitação na superfície da água também altera a perceção. “A água não é como olhar através do ar ou de uma janela — pode ser muito distorcida com o mais pequeno movimento da superfície”, diz Livingston.
Isto significa que os tons claros, escuros e neutros não são as cores ideais para quem quer ser facilmente detetado na água.
Mesmo alguns tons primários e brilhantes não se saíram muito bem: em água agitada, o vermelho parece escuro, facilmente confundido com uma sombra, tal como o azul brilhante.
No entanto, as cores mais visíveis — o rosa néon, o laranja néon, verde néon e do amarelo — podem ser extremamente difíceis de encontrar.
Mais recentemente, em maio de 2023, o Alive lançou outro teste.
Este teste analisou se os sólidos e os estampados faziam diferença — é importante saber, uma vez que muitos fatos de banho têm estampados e padrões divertidos.
Descobriram que a melhor visibilidade provinha de cores sólidas. De seguida, os padrões estampados muito pequenos eram os melhores.
Mas no caso de estampados maiores, mesmo que a cor de base fosse brilhante, um estampado continuava a afetar a visibilidade.
Quando estampado com riscas brancas, o laranja fluorescente — que era a cor sólida mais visível — parecia mais um reflexo na água. Com riscas escuras, praticamente desaparecia.
Isto talvez não deva ser surpreendente, se olharmos para o mundo natural: muitos peixes utilizam riscas e padrões para se camuflarem debaixo de água. Os padrões servem para quebrar o seu contorno e torná-los mais difíceis de detetar.
Tendo em conta os resultados de ambos os testes, Livingston diz que recomendaria cores néon, quer sólidas, quer com blocos de cores ou com pequenos estampados.