A cocaína chegou à Antárctida (e isso é uma péssima notícia)

Hostelworld.com

Pinguins na Antárctica

Uma pesquisa científica detectou a presença de cocaína, ibuprofeno, paracetamol e cafeína nas águas da Antárctida, em níveis semelhantes aos das águas europeias e de outros continentes mais povoados.

A investigação, realizada por cientistas espanhóis e argentinos, foi o primeiro estudo alguma vez realizado sobre a presença de medicamentos e de drogas ilegais naquele que é o continente menos habitado da Terra, com uma população que oscila entre os mil e os 4 mil habitantes.

Os investigadores recolheram amostras de água de riachos, de lagoas e de descargas de águas residuais sem tratar em zonas consideradas “sensíveis” devido ao turismo e à presença de bases científicas.

Eles procuravam a presença de 21 diferentes medicamentos e substâncias químicas e drogas ilegais e “12 apareceram nas análises”, salienta o jornal El País, que divulga o estudo.

“Os compostos de maior concentração são anti-inflamatórios e analgésicos que apresentam um “elevado risco” a nível meio-ambiental”, refere o artigo científico sobre o estudo publicado no jornal Environmental Pollution.

Foram também detectadas “concentrações preocupantes de antibióticos nas águas residuais de uma das bases analisadas”, refere o El País, e uma forte presença da cafeína e de efedrina, substância usada em medicamentos.

Foi igualmente detectado o principal metabolito da cocaína próximo de uma base científica e militar argentina em concentrações “semelhantes” às detectadas em rios de Espanha, Itália, Bélgica e Reino Unido.

Segundo um estudo realizado em 2013, a concentração de cocaína nos rios madrilenos, na zona com mais população do país vizinho, era “a mais alta de Espanha e da Europa”, diz o El País.

No caso da Antárctida, que tem tido um crescendo em termos de turismo, com o número de visitantes a cerscer todos os anos, “a presença humana está a introduzir contaminantes não analisados até agora que, em função da sua toxicidade, persistência e bioacumulação podem resultar em danos no ecossistema antárctico“, alerta Yolanda Valcárcel, da Universidad Rei Juan Carlos de Madrid, que é uma das co-autoras do estudo.

A cientista nota que “as concentrações de drogas são ínfimas e, em nenhum caso, supõem um perigo ambiental”, pelo menos no imediato.

Mas o estudo releva que, embora a presença das substâncias “possa dever-se ao consumo ocasional, inclusive fora da zona analisada, é aconselhável realizar um controlo contínuo devido aos potenciais riscos que pode supor para os ecossistemas aquáticos da Antárctida”.

Estas substâncias poluidoras são tanto mais potencialmente ameaçadoras quanto as “condições climáticas especiais do continente antárctico”, onde os “frios extremos” podem “atrasar ou dificultar os processos de degradação microbiana e de foto-degradação deste tipo de contaminantes”, sublinha ao El País Luís Moreno, investigador do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …