/

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

4

pug_girl / Flickr

Copenhaga, na Dinamarca

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos que mais pesa na decisão. Com o mundo de “pernas para o ar” devido à pandemia de covid-19, a noção de um “lugar seguro” mudou significativamente, destaca a CNN.

Partindo deste pressuposto, parece fácil entender por que motivo o Índice de Cidades Seguras da Economist Intelligence Unit (SCI) – que classifica 60 destinos internacionais em segurança digital, segurança sanitária, infraestruturas, segurança pessoal, segurança ambiental, assim como uma nova categoria – sofreu uma alteração.

Ano após ano, Tóquio, Singapura e Osaka ocuparam continuamente os primeiros lugares, mas, desta vez, é um destino europeu que ocupa o primeiro: Copenhaga foi nomeada, pela primeira vez, como a cidade mais segura do mundo, conquistando 82,4 pontos em 100 no relatório anual.

A capital da Dinamarca saltou do oitavo lugar (em 2019) para o topo da lista, em grande parte graças à segurança ambiental, na qual a cidade obteve uma pontuação particularmente boa, e à segurança pessoal.

“Um fator-chave que torna Copenhaga uma cidade tão segura é a sua baixa taxa de criminalidade, atualmente no seu nível mais baixo em mais de uma década”, disse Lars Weiss, presidente da Câmara Municipal.

“Copenhaga é também caracterizada por uma grande coesão social e um fosso de riqueza relativamente estreito. É uma cidade mista onde tanto o assistente de limpeza como o CEO se encontram no supermercado local”, acrescentou.

Toronto, no Canadá, ocupa o segundo lugar com 82,2 pontos, enquanto Singapura ficou no terceiro lugar do pódio com 80,7 pontos.

Apesar de Sydney ter ficado em quarto lugar, com 80,1 pontos, a cidade australiana encabeçou a categoria de segurança digital. Tóquio, o vencedor em 2019, recebeu 80,0 pontos, o que lhe valeu o quinto lugar.

Amesterdão conquistou a sexta posição, com 79,3 pontos; Wellington, na Nova Zelândia, ficou em sétimo lugar com 79,0 pontos tendo sido líder na categoria da segurança ambiental; Hong Kong e Melbourne obtiveram o oitavo lugar conjunto depois de receberem 78,6 pontos cada; e Estocolmo fechou o top 10, com 78,0 pontos.

PUBLICIDADE

A lista das 60 cidades avaliadas pode ser consultada aqui.

  Liliana Malainho, ZAP //

4 Comments

  1. Exceptuando a trea do Cabrita que Portugal é o país mais seguro do Mundo, aqui está a prova mais que provada que nesta revelação mundial, nem uma só cidade de Portugal é a mais segura do Mundo. Neste momento de oriundos são poucos. Portugal passou a ser dos zucas dos morros – o que há de pior no Mundo, os negros da pior espécie da Guiné, Cabo Verde e Angola e acrescem os refugiados afegãos e vizinhos. Os puros deixaram de existir, aliás é que acontece com o próprio 1º ministro traçado de português com indiano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.