A Chinatown de Nova Iorque vai ter a prisão mais alta do mundo

wiggijo / pixabay

Chinatown, em Nova Iorque

A prisão mais alta do mundo vai erguer-se na Chinatown de Nova Iorque. O governo nova-iorquino diz que a medida ajudar a curar o sistema de justiça criminal, mas os residentes temem pelo futuro da comunidade.

A Chinatown, em Nova Iorque, está à beira de uma rutura socio-cultural.

Conhecida pela sua rica história de trabalhadores imigrantes asiáticos, o bairro vai agora dar lugar àquela que se será a prisão mais alta do mundo, com aproximadamente 90 metros de altura.

Vários negócios locais receiam que, depois de uma pandemia, este possa ser o golpe final da sua sobrevivência.

A construção da prisão visa encerrar a notória instalação da Rikers Island, a maior prisão nova-iorquina. Em 2019, o conselho da cidade comprometeu-se a encerrá-la até 2027, substituindo-a por quatro prisões menores espalhadas pela cidade.

Rikers Island tem má reputação. Este ano já morreram sete reclusos. Investigações federais denunciaram condições insalubres e casos de abuso sistemático.

O governo diz que a nova prisão vai ajudar a curar o sistema de justiça criminal. A proposta de instalação em Chinatown ficará também mais perto dos tribunais do centro.

Ao que o The Guardian conseguiu apurar, a nova prisão terá 15 andares e cerca de 900 camas. Além disso, terá centros de recreação, clínicas de saúde e áreas de visita “mais humanas”.

Ao jornal britânico, Dana Kaplan, consultora sénior da comissão independente da cidade para a reforma da justiça criminal, enfatizou a importância destas comodidades no local, argumentando que o novo design, embora mais alto, proporciona um ambiente mais humano para os reclusos, visitantes e trabalhadores.

“Esta é uma oportunidade única para tentar transformar o sistema de justiça criminal da cidade em algo mais humano”, defendeu.

A comunidade contesta

No entanto, como reportou o The Guardian, o projeto vai-se atrasando devido à resistência de vários grupos comunitários da Chinatown.

Há muita gente preocupada com os efeitos adversos que a construção poderá trazer. O bairro, que já sofreu com a pandemia provocada pela covid e que tem visto um aumento na violência anti-asiática, vê-se agora na iminência de mais um golpe.

Além disso, há edifícios que deverão ser demolidos para dar lugar à prisão e há, por isso, preocupações em relação aos idosos residentes perto do local, que poderão sofrer de problemas de saúde devido aos efeitos da demolição.

Os protestos contra o projeto são crescentes. No ano passado, dez residentes da Chinatown foram presos por se sentarem na estrada de braços dados, impedindo a passagem de veículos de construção.

Enquanto os responsáveis da cidade afirmam que a nova torre será menos disruptiva a longo prazo, há um sentimento de que o dinheiro deveria ser investido em serviços comunitários para reduzir a criminalidade.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.