/

A bitcoin fez anos: o percurso entre os 36 euros e os 400 milhões

Duncan Rawlinson / Flickr

Satoshi Nakamoto, nome fictício, apresentou a primeira criptomoeda no dia 11 de Fevereiro de 2009. Só no ano seguinte alguém a utilizou.

No dia 11 de Fevereiro de 2009, enquanto muita gente estava atenta aos primeiros dias do presidente Barack Obama, e outras pessoas lamentavam o primeiro falecimento de uma cantora do grupo The Ronettes (Estelle Bennett), alguém com um nome fictício criava uma moeda na internet.

Na altura ninguém quis saber dessa invenção chamada criptomoeda, ou cibermoeda. O criador anunciou publicamente que tinha inventado um novo sistema de pagamentos, pediu a todos que experimentasse aquele processo.

Era algo “completamente descentralizado, sem servidor central, porque tudo é baseado em provas criptográficas, sem necessidade de confiar num intermediário, e o dinheiro pode ser seguro e as transacções realizadas sem esforço”.

Mas até ao ano seguinte, ninguém experimentou. No “mundo real”, pelo menos.

Até que, em Maio de 2010, o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas através desse tal método inovador.

Mais de um ano depois da sua criação, alguém utilizou a bitcoin. O seu criador, Satoshi Nakamoto, agradeceu.

13 anos depois, ainda ninguém sabe quem é o criador da bitcoin. Satoshi Nakamoto é um pseudónimo, aparentemente com inspiração japonesa. Mas ainda não se sabe quem é a pessoa, ou quem são as pessoas, por detrás da criação da primeira criptomoeda.

13 anos depois, muita coisa mudou. Começando pelo valor da bitcoin: as duas pizzas custaram a Laszlo 10 mil bitcoins, cerca de 36 euros nessa altura; hoje as mesmas 10 mil bitcoins equivalem a quase 400 milhões de euros.

Laszlo Hanyecz não está sozinho, há muito tempo. O portal TheStreet lembra que, hoje, cerca de 15 mil empresas aceitam pagamentos realizados através de bitcoins.

El Salvador foi o primeiro país a admitir a bitcoin como moeda legal – embora essa medida tenha originado muitos problemas financeiros e sociais.

Portugal também entra nestas novas contas e poderá ser o primeiro país europeu com uma criptoaldeia. E já há muitas empresas portuguesas a aceitar bitcoins no momento do pagamento.

Entretanto, a bitcoin deixou de ser a única criptomoeda. Até 2020 dominava quase por completo os pagamentos em criptomoedas mas, em 2021, esse domínio caiu para 65% dos pagamentos.

Mas quem é Satoshi Nakamoto?

Começou a surgir a suspeita de que Elon Musk, homem forte da SpaceX e da Tesla, foi o criador da bitcoin. Musk rejeitou essa ideia.

O próprio Elon Musk também acha que Nakamoto é o especialista em criptomoedas Nick Szabo – que também negou ser o criador da primeira criptomoeda.

Um dia, Nakamoto vai esclarecer. Ou não.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.