Um país inteiro começou a usar Bitcoin (e agora a sua economia está a vacilar)

7

Meses depois de ter anunciado que iria aceitar a Bitcoin como moeda legal, El Salvador vê-se à beira do colapso económico.

Em setembro do ano passado, El Salvador passou a aceitar a Bitocoin como moeda legal e o presidente do país, Nayib Bukele, anunciou até planos para construir uma “Cidade Bitcoin” e transformar o país no “centro financeiro do mundo”.

No entanto, e segundo a Fortune, forçar os bancos e lojas a aceitarem uma criptomoeda com a qual a população não está familiarizada revelou-se uma boa forma de abalar a economia daquele país.

El Salvador está agora perante dívidas ainda maiores e Bukele já se viu obrigado a pedir um empréstimo de 1,3 mil milhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional.

Nos últimos cinco meses, desde que adotou oficialmente a Bitcoin como moeda legal, o crédito soberano de El Salvador tornou-se quatro vezes pior do que antes da mudança, estimam peritos.

A extrema volatilidade daquela criptomoeda também tem estado em destaque, uma vez que o seu preço é agora de 40 mil dólares – em setembro, andava em torno dos 60 mil.

“El Salvador tem agora a dívida soberana mais difícil do mundo, e é por causa da loucura da Bitcoin”, disse Steve Hanke, professor de economia aplicada na Universidade Johns Hopkins, citado pela Futurism.

“Os mercados pensam que Bukele enlouqueceu, e enlouqueceu”, continuou.

Uma pesquisa da Universidade Centro-Americana, realizada em setembro do ano passado, revelou que nove em cada dez cidadãos de El Salvador não sabiam o que era a Bitcoin, e oito em cada dez tinham pouca ou nenhuma confiança no dinheiro digital.

Além disso, Bukele vendeu, aos seus cidadãos, a ideia de que a legislação faria com que as remessas – dinheiro enviado por amigos e família emigrados para salvadorenhos – fossem mais baratas. Mas o contrário aconteceu com maior frequência.

Isto porque os cidadãos transformavam imediatamente a Bitcoin que recebiam em dinheiro. Hanke acredita que isto acaba por ser quase quatro vezes mais caro do que as remessas tradicionais.

  ZAP //

7 Comments

  1. O colapso da economia salvadorenha não é pela loucura do Bitcoin mas sim pela loucura do presidente que resolveu brincar com o dinheiro da nação.

  2. O único problema é que os gulosos capitalistas que ditam para onde vai o dinheiro não querem perder o controle da máquina financeira que lhes dá de comer . Querem fazer o dinheiro todo de uma vez só.

  3. Sim é mais fácil e eficaz carregar num “botão” imprimir triliões de dólares ou euros e distribuí-los pelos amiguinhos e no final quem vai pagar?! Nós todos a raia miúda… Incluídos estão os que querem descredibilizar o Bitcoin

  4. Revelando o futuro teremos um mundo totalmente virtual em 50 anos e em 2030 Bitcoin vai estar em 500 mil dol

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE