A BBC foi ao VAR e vai ter de reintegrar Gary Lineker na sua equipa

(dr) BBC

Estação de televisão pública vai iniciar uma avaliação independente aos critérios que regem o uso das redes sociais pelos trabalhadores. 

A polémica que ocupou a opinião pública britãnica nos últimos dias está prestes a terminar. A BBC, estação pública de televisão, chegou a acordo com Gary Lineker, antigo jogador de futebol e apresentador, para que este retomasse as suas funções no programa Match of the Day no próximo fim-de-semana depois de ter ordenado a sua suspensão.

O caso iniciou-se com uma publicação do antigo futebolista que criticava a nova política migratória do Governo britânico, segundo a qual os migrantes que tentassem chegar ao Reino Unido de forma ilegal seriam detidos e deportados para os países de origem ou “países terceiros seguros”.

A proposta, tal como destaca o Público, não distingue os migrantes económicos dos que chegam a território britânico com o intuito de pedir asilo, os quais estão protegidos por acordos internacionais e podem aguardar a conclusão dos processos nestes mesmos territórios.

Na publicação, Gary Lineker acusou o Governo liderado por Rishi Sunak de querer implementar uma “política cruel, dirigida às pessoas mais vulneráveis, com uma linguagem que não é muito diferente da que foi usada pela Alemanha na década de 1930“.

A polémica lançou um debate centrado nos limites da liberdade de expressão e do que é correto para um funcionário, enquanto representante de uma instituição, pode ou não dizer, de forma a não a vincular às suas opiniões e pontos de vista. Com o anúncio do acordo alcançado, a BBC fez ainda saber que o canal solicitou uma avaliação independente aos critérios que enquadram o uso das redes sociais pelos trabalhadores.

Já Gary Lineker, o apresentador mais bem pago da estação pública britânica, relembrou, na reação, o motivo original do desentendimento. Agradecendo o apoio que recebeu nos últimos dias, particularmente difíceis, reforçou que “não são comparáveis a ter de se fugir de casa, à perseguição ou à guerra, em busca de refúgio numa terra distante”.

O acordo também coloca um penso rápido nas sucessivas mostras de solidariedade por parte de colegas de canal que se recusaram a substituir o antigo jogador de futebol na apresentação do programa, deixando em causa a cobertura televisiva da jornada futebolística da Premier League,

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.