A arte pode ajudar a salvar a vida marinha. Artista cria recifes de coral em realidade virtual

Colleen Flanigan, uma artista socioecológica, concentra no seu trabalho a beleza extravagante do oceano e a necessidade urgente de o proteger.

Os corais podem ser o primeiro grande ecossistema a extinguir-se, devido à acidificação do oceano e às alterações climáticas. Ciente deste problema, a artista socioecológica Colleen Flanigan concentra no seu trabalho a beleza extravagante do oceano e a necessidade urgente de o proteger.

Aliando esta missão à criatividade, a artista criou Zoe, uma escultura de aço, que vive no fundo do mar em Cozumel, no México, e que se tornou um recife de coral vivo.

De acordo com a CNN, a estrutura subaquática é carregada com uma corrente de baixa voltagem que faz com que os minerais do mar se depositem na sua superfície, formando um substrato natural no qual os corais se podem cimentar.

Com o tempo, Zoe tornou-se um recife de coral funcional. O principal objetivo da estrutura é fornecer um habitat para a biodiversidade ameaçada e envolver a comunidade artística no tema da proteção marinha.

Mas uma só estrutura não satisfez Flanigan, que decidiu desenvolver mais quatro paisagens subaquáticas deste género. Apesar de estarem alojadas no fundo do mar, a artista pinta-as também no mundo virtual, usando a aplicação Tilt Brush, da Google, para “esculpir no espaço”.

Lançada em 2016, a Tilt Brush é uma forma de pintar em 3D. Com um par de óculos de realidade virtual, dois controladores e um computador, a tecnologia permite que os utilizadores entrem numa esfera virtual onde podem ser criados traços de cor em qualquer direção. “O mundo torna-se uma tela em branco onde podemos sonhar, brincar, escapar. É sobre ser-se livre.”

Com a ajuda de James Tunick, do IMC Lab em Nova Iorque, a artista converte os seus modelos de recife de coral para realidade virtual e, através da aplicação, adiciona peixes e corais imaginários para simular a evolução dos habitats vivos.

O caso de amor de Flanigan com a tecnologia começou quando a Google convidou a artista para ser residente do Tilt Brush, em agosto de 2016. Flanigan tornou-se uma artista líder na plataforma, usando-a para uma variedade de peças visuais criativas, incluindo os designs de coral.

“A arte é um catalisador de mudança. Pode-nos ajudar a comunicar com pessoas que não pensam sobre o oceano para que todos possamos começar a dizer ‘agora sei como me vou envolver nesta próxima fase de reconstrução de um futuro sustentável para o nosso planeta'”, rematou a artista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …