A arte pode ajudar a salvar a vida marinha. Artista cria recifes de coral em realidade virtual

Colleen Flanigan, uma artista socioecológica, concentra no seu trabalho a beleza extravagante do oceano e a necessidade urgente de o proteger.

Os corais podem ser o primeiro grande ecossistema a extinguir-se, devido à acidificação do oceano e às alterações climáticas. Ciente deste problema, a artista socioecológica Colleen Flanigan concentra no seu trabalho a beleza extravagante do oceano e a necessidade urgente de o proteger.

Aliando esta missão à criatividade, a artista criou Zoe, uma escultura de aço, que vive no fundo do mar em Cozumel, no México, e que se tornou um recife de coral vivo.

De acordo com a CNN, a estrutura subaquática é carregada com uma corrente de baixa voltagem que faz com que os minerais do mar se depositem na sua superfície, formando um substrato natural no qual os corais se podem cimentar.

Com o tempo, Zoe tornou-se um recife de coral funcional. O principal objetivo da estrutura é fornecer um habitat para a biodiversidade ameaçada e envolver a comunidade artística no tema da proteção marinha.

Mas uma só estrutura não satisfez Flanigan, que decidiu desenvolver mais quatro paisagens subaquáticas deste género. Apesar de estarem alojadas no fundo do mar, a artista pinta-as também no mundo virtual, usando a aplicação Tilt Brush, da Google, para “esculpir no espaço”.

Lançada em 2016, a Tilt Brush é uma forma de pintar em 3D. Com um par de óculos de realidade virtual, dois controladores e um computador, a tecnologia permite que os utilizadores entrem numa esfera virtual onde podem ser criados traços de cor em qualquer direção. “O mundo torna-se uma tela em branco onde podemos sonhar, brincar, escapar. É sobre ser-se livre.”

Com a ajuda de James Tunick, do IMC Lab em Nova Iorque, a artista converte os seus modelos de recife de coral para realidade virtual e, através da aplicação, adiciona peixes e corais imaginários para simular a evolução dos habitats vivos.

O caso de amor de Flanigan com a tecnologia começou quando a Google convidou a artista para ser residente do Tilt Brush, em agosto de 2016. Flanigan tornou-se uma artista líder na plataforma, usando-a para uma variedade de peças visuais criativas, incluindo os designs de coral.

“A arte é um catalisador de mudança. Pode-nos ajudar a comunicar com pessoas que não pensam sobre o oceano para que todos possamos começar a dizer ‘agora sei como me vou envolver nesta próxima fase de reconstrução de um futuro sustentável para o nosso planeta'”, rematou a artista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …