A alergia ao frio existe (e pode ser fatal)

mcgraths / Flickr

Sair diretamente de um banho quente para uma casa de banho fria quase matou um norte-americano, residente no Colorado, que desenvolveu uma séria reação alérgica a baixas temperaturas.

O norte-americano, de 34 anos, desmaiou assim que saiu do chuveiro, depois de tomar banho. Segundo o relatório do caso, publicado no The Journal of Emergency Medicine, a família encontrou-o desmaiado no chão, com dificuldades respiratórias e a pele coberta de urticária: o homem estava a ter uma reação alérgica conhecida como anafilaxia.

A família avisou os paramédicos de que o norte-americano já havia tido uma reação alérgica ao frio. Na altura, teve urticária, mas não anafilaxia.

Segundo o Science Alert, estes episódios de “alergia ao frio” começaram depois de se ter mudado da Micronésia, que tem um clima tropical, para o Colorado, que tem temperaturas mais frias.

No hospital, os médicos diagnosticaram urticária fria, uma reação alérgica da pele após a exposição a temperaturas frias, incluindo ar frio ou água fria.

O sintoma mais comum é uma erupção na pele com comichão e vermelhidão após a exposição ao frio; mas em casos mais graves, as pessoas podem desenvolver anafilaxia, que pode fazer com que a pressão arterial caia e as vias aéreas se estreitem, dificultando a respiração.

As reações mais graves ocorrem com a exposição da pele de todo o corpo ao frio, como quando as pessoas nadam em água fria. No caso do norte-americano, o corpo inteiro foi exposto ao ar frio depois de sair do chuveiro.

O médico confirmou o diagnóstico através do “teste do cubo de gelo“, segundo o qual é colocado um cubo de gelo na pele durante cerca de cinco minutos. Se o paciente desenvolver uma protuberância vermelha e saliente na pele, será diagnosticado com urticária ao frio.

Na maioria dos casos, a causa da doença não é conhecida. A condição pode ser herdada, o que significa que as pessoas têm uma predisposição genética. Noutros casos, a urticária ao frio é desencadeada por algo que afeta o sistema imunológico, como uma infeção viral ou certos tipos de cancro.

O norte-americano foi tratado com anti-histamínicos e esteróides. Também lhe foi prescrita epinefrina, que pode tratar a anafilaxia em situações de emergência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …