Um menino americano de 9 anos tornou-se a pessoa mais jovem do mundo a alcançar o topo do monte Aconcágua, a maior montanha das Américas, nos Andes argentinos.
Tyler Armstrong escalou a montanha com o pai, Kevin Armstrong, e um guia tibetano, Lhawang Dhondup.
“Qualquer miúdo pode fazer isto. Tudo o que é preciso fazer é tentar. E focar o pensamento no objectivo”, disse Tyler à BBC, depois de alcançar o topo da montanha, na véspera de Natal.
Mais de cem pessoas já morreram a tentar alcançar o topo do Aconcágua, que está a 6.962 metros do nível das águas do mar. O ano passado, Tyler já tinha escalado o monte Kilimanjaro, o mais alto da África, com 5.895 metros.
“Você pode realmente ver a atmosfera da Terra de lá. Todas as nuvens estão abaixo de você, e é muito frio”, contou Tyler.
Kevin Armstrong revelou que o filho treinou duas vezes ao dia por seis meses antes de escalar o Aconcágua. “A maioria das pessoas pode achar que nós, como pais, estamos a forçar o Tyler a fazer isto, mas é exactamente o contrário”, disse.
Por causa da sua idade, Tyler precisou de uma autorização especial de um juiz na Argentina para poder escalar a montanha. O juiz levou em consideração o facto de a iniciativa do grupo de escaladores estar também a contribuir com doações para uma organização filantrópica de combate à doença de Distrofia Muscular de Duchenne.
Antes de Tyler, a pessoa mais jovem a escalar o Aconcágua tinha sido o também americano Matthew Moniz, que tinha 10 anos quando atingiu o topo da montanha, em 2008.