Há uma flor de zínia a florescer no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional, revelou o astronauta da NASA, Scott Kelly, na sua página no Twitter no sábado.
Estas flores cor de laranja tornaram-se parte das experiências destinadas a cultivar flores e legumes no espaço, realizados pela equipa de cientistas que trabalha na Estação Espacial.
As experiências começaram há um ano atrás. Em agosto de 2015, a equipa conseguiu pela primeira vez cultivar e colher alfaces.
Os legumes foram cultivados com o uso do sistema Veggie, instalado na estação em maio de 2015.
Este sistema é equipado com luzes LED, vermelha, azul e verde, para estimular o crescimento de plantas em condições de imponderabilidade e ausência de luz visível.
Apesar de as flores de zínia não serem comestíveis, a equipa da Estação Espacial Internacional escolheu esta flor para entender melhor o processo de cultivo de plantas no espaço, explicou o gestor do programa da NASA, Trent Smith.
“O cultivo de plantas de zínia ajudará a aumentar o nosso conhecimento sobre a forma como as flores e as plantas comestíveis que frutificam, como o tomate, devem ser cultivadas e consumidas no espaço”, revelou Smith.
“Usando este sistema Veggie, parece que poderemos vir a ter um jardim em órbita”, diz Smith.
ZAP / SN