A agência especial norte-americana, NASA, divulgou uma nova imagem deslumbrante da Terra, iluminada pelo sol acima de uma paisagem lunar.
Uma das mais icónicas fotos tiradas do Espaço é uma imagem da Terra a “nascer” na Lua, captada pela missão Apollo 8, em 1968.
Mas esta semana, a NASA lançou uma incrível nova versão deste tipo de fotos, desta vez produzida pela Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma nave que tem estado a estudar o satélite natural terrestre desde 2009.
A nova foto é o resultado da combinação de várias pequenas fotos captadas a 12 de Outubro, quando a LRO estava na cratera Compton, 134 km acima da superfície lunar.
Uma câmara NAC (Narrow Angle Camera) fez imagens em alta resolução e a preto-e-branco, enquanto que a WAC (Wide Angle Camera) produz imagens de baixa resolução mas as cores.
De acordo com a NASA, a imagem final foi sujeita a uma correcção de cor para criar uma fotografia que melhor representasse o que veríamos se estivéssemos a bordo da nave espacial.
Com o regresso da LRO previsto para 2017, esta pode ser uma das últimas fotos do “nascer” da Terra que vamos ver até que a NASA envie uma tripulação para a órbita da Terra, na década de 2020.
Aqui fica a icónica foto “Earthrise”, o nascer da Terra de 1968, que, segundo o antigo vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, despertou a versão moderna do movimento ambientalista.
ZAP / Shifter