É conhecimento comum que a política é um assunto polémico, que gera debates acalorados em qualquer roda de amigos – principalmente, nas redes sociais. Mas até que ponto uma discussão afecta uma amizade?
Um novo estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém, publicado no Journal of Communication, permitiu agora quantificar o potencial que as discussões políticas têm para destruir amizades virtuais.
Para efeito do estudo, uma equipa de investigadores conduziu um inquérito online a 1103 israelitas judeus utilizadores do Facebook, para saber mais sobre a sua actividade política e o seu extremismo ideológico.
O estudo analisou em particular a actividade dos participantes no Facebook depois de Israel e a Palestina terem acordado um cessar-fogo em Gaza, em agosto de 2014.
Os investigadores descobriram que 50% dos entrevistados relataram ser mais activos na rede social durante o período em que os debates sobre o assunto estavam em alta, enquanto 16% dos utilizadores desfizeram amizades com contactos do Facebook por razões políticas durante este período.
De acordo com o estudo, os utilizadores que mais vezes optaram por fazer unfriend eram mais propensos a ser ideologicamente extremistas e a dar menos apoio à liberdade de expressão.
“Estes resultados sugerem que as pessoas com maior probabilidade de fazer unfriend são os jovens politicamente activos, mais activos no Facebook, que têm muitos amigos na rede social e têm visões políticas mais extremas”, disse Nicholas John, um dos autores do estudo, à Science Daily.
Em conclusão, se quer manter as suas amizades, quando entrar no Facebook, deixe a política de fora.
ZAP / Canaltech
Outra criancice… Enfim, alguns parecem não evoluir mentalmente nem espiritualmente…
Amizades no Facebook?!…
Deve ser triste não ter mais nada de útil para fazer…
Olha que chatice! Como se no Facebook as amizades fossem verdadeiras.