Um vídeo divulgado esta sexta-feira mostra a forma como os migrantes estão a ser tratados no principal campo de refugiados da Hungria, na fronteira com a Sérvia, com imagens de famílias a lutarem pela comida que lhes é atirada pelo ar.
O vídeo, filmado às escondidas por um voluntário austríaco que visitou o campo Roszke na quarta-feira, mostra cerca de 150 pessoas a lutarem por sacos com sandes atirados na sua direção pela polícia húngara, que usa capacetes e máscaras, num recinto cercado dentro de um grande átrio.
Mulheres e crianças são apanhadas na luta caótica por comida, com pessoas a tentarem freneticamente apanhar pedaços de pão que voam pelo ar.
Muitos migrantes na traseira da multidão saltam para cima da cerca, acenando e gritando para atrair a atenção das autoridades.
“Pareciam animais a serem alimentados num curral, como Guantanamo na Europa”, disse Alexander Spritzendorfer, cuja mulher, Michaela, filmou as imagens.
Spritzendorfer disse à AFP que se deslocou até Roszke para levar comida, roupa e medicamentos para ajudar os milhares de refugiados que têm atravessado a fronteira.
O vídeo, colocado no Youtube na quinta-feira à noite, foi amplamente partilhado nas redes sociais, e contava, na sexta-feira de manhã, com mais de 20 000 visualizações.
/Lusa
eles estão de passagem na Hungria apenas..
Se lhe fazem passar fome criticam, se os alimentam criticam. Em que é que ficamos? Sim eu sei que é preciso dignidade mas vale mais assim que morrer á fome. Digo eu.
Aqui na Alemanha estão em boas condições casa mobilada estudar alemão roupa comida e dinheiro
Por isso querem vir todos para aqui. E quem paga? Não há aqui já também gente com necessidade? E quem os ajuda? Primeiro deviam ajudar os seus, na Arrábida também há países ricos. Porquê não fogem para lá?
Isso que é gente generosa!…
Pelas Caras Esse Pessoal Não Parece Ter Passado Mal . Os que lá passam mesmo mal não te em dinheiro para a passagem. Estes só vêem com ideias de chupar o suor dos outros