Num evento especial, a Apple apresentou, esta terça-feira (22), as atualizações dos seus portáteis Macbook Pro e do novo “PC cilíndrico”, o Mac Pro.
O porta-voz foi o vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller, que apresentou as novidades dos computadores, com destaque para o upgrade no processador e no armazenamento das versões de 13 e 15 polegadas do Macbook Pro, que já estão à venda a partir desta terça-feira.
A cereja no topo bolo é o processador Intel Haswell, a quarta geração da Intel, que deixou os MacBooks até 90% mais rápidos, graças à integração com a tecnologia Iris.
O Macbook Pro de 13 polegadas terá um processador i5 dual-core, com GPU Iris Graphics, e o de 15 polegadas virá com um i7 quad-core, integrado com a Iris Pro.
O portátil de 13” também está mais leve e com uma bateria que dura mais, pesa cerca de 1,55 kg e tem apenas 1,8 cm de espessura quando fechado, além de suportar até 9 horas a passar vídeos (a versão de 15”, por ter uma tela maior, dura apenas 8 horas).
Os dois computadores virão com o sistema operacional OS X Mavericks, que também já está disponível gratuitamente na App Store a partir desta terça-feira (22).
Mantendo a tela de retina, a versão de 13” ainda terá 2,5 GHz, 4 GB de RAM e 128 GB de SSD e sai por 1.300 dólares (cerca de 950 euros). O modelo de 15”, com 2 GHz, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD, custará dois mil dólares (1.500€), valores de lançamento mais baratos do que os de seus antecessores.
E o Mac Pro?
Usando apenas 70% da energia consumida pela geração anterior, o novo Mac Pro chega com um processador Intel Xeon de até 12 núcleos (quad-core de 3,7 GHz), com armazenamento flash de até 1 terabyte.
O computador suporta até três displays em resolução 4k, graças aos 12 GB de RAM, 246 GB de SSD, aos 2 GB de VRAM e ao Dual FirePro D300, que tornam o PC mais potente.
O Mac Pro já tinha sido anunciado em junho mas só agora teve o design reformulado para o formato cilíndrico. O preço de lançamento será de 3 mil dólares (cerca de 2.200€), mas vai estar disponível apenas em dezembro.
Adriano Padilha, MA