Apple anuncia novo Mac Pro e Macbook Pro a preços mais baixos

Apple

O novo Mac Pro da Apple (foto: divulgação / Apple)

O novo Mac Pro da Apple (foto: divulgação / Apple)

 

Num evento especial, a Apple apresentou, esta terça-feira (22), as atualizações dos seus portáteis Macbook Pro e do novo “PC cilíndrico”, o Mac Pro.

O porta-voz foi o vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller, que apresentou as novidades dos computadores, com destaque para o upgrade no processador e no armazenamento das versões de 13 e 15 polegadas do Macbook Pro, que já estão à venda a partir desta terça-feira.

A cereja no topo bolo é o processador Intel Haswell, a quarta geração da Intel, que deixou os MacBooks até 90% mais rápidos, graças à integração com a tecnologia Iris.

O Macbook Pro de 13 polegadas terá um processador i5 dual-core, com GPU Iris Graphics, e o de 15 polegadas virá com um i7 quad-core, integrado com a Iris Pro.

O portátil de 13” também está mais leve e com uma bateria que dura mais, pesa cerca de 1,55 kg e tem apenas 1,8 cm de espessura quando fechado, além de suportar até 9 horas a passar vídeos (a versão de 15”, por ter uma tela maior, dura apenas 8 horas).

Os dois computadores virão com o sistema operacional OS X Mavericks, que também já está disponível gratuitamente na App Store a partir desta terça-feira (22).

Mantendo a tela de retina, a versão de 13” ainda terá 2,5 GHz, 4 GB de RAM e 128 GB de SSD e sai por 1.300 dólares (cerca de 950 euros). O modelo de 15”, com 2 GHz, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD, custará dois mil dólares (1.500€), valores de lançamento mais baratos do que os de seus antecessores.

E o Mac Pro?

Usando apenas 70% da energia consumida pela geração anterior, o novo Mac Pro chega com um processador Intel Xeon de até 12 núcleos (quad-core de 3,7 GHz), com armazenamento flash de até 1 terabyte.

O computador suporta até três displays em resolução 4k, graças aos 12 GB de RAM, 246 GB de SSD, aos 2 GB de VRAM e ao Dual FirePro D300, que tornam o PC mais potente.

O Mac Pro já tinha sido anunciado em junho mas só agora teve o design reformulado para o formato cilíndrico. O preço de lançamento será de  3 mil dólares (cerca de 2.200€), mas vai estar disponível apenas em dezembro.

Adriano Padilha, MA

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …