O Sporting conquistou hoje a Supertaça Cândido de Oliveira em futebol pela oitava vez, ao derrotar o Benfica, por 1-0, em Faro, na estreia oficial de Jorge Jesus como treinador dos ‘leões’.
No Estádio Algarve, um golo do peruano Andre Carrilo, aos 53 minutos, assegurou ao Sporting, detentor da Taça de Portugal, a conquista do primeiro troféu da temporada, sucedendo ao Benfica, que ganhou a Supertaça e foi bicampeão nacional sob o comando de Jorge Jesus.
Ainda com o resultado empatado a zero, o Sporting marcou um golo (mal) anulado pelo árbitro, por fora-de-jogo inexistente assinalado a Téo Gutierrez.
“Limpinho”, disse Jesus no fim da partida, referindo-se ao golo anulado ao colombiano.
Já na segunda parte, com o Sporting em vantagem, o Benfica queixa-se de uma grande penalidade que ficou por assinalar, por falta de Carrillo sobre Nico Gaitan.
A equipa leonina estreou quatro dos seus reforços no onze inicial, João Pereira, Naldo, Téo Gutierrez e Bryan Ruiz.
Os encarnados alinharam de início com o estreante Nelson Semedo a lateral direito, com Lisandro López no centro da defesa no lugar do lesionado Luisão, e lançaram a mais recente contratação, o grego Kostas Mitroglou, no decorrer da segunda parte.
Após o final do encontro, Jorge Jesus atribuiu o mérito da vitória aos seus jogadores, “que parece que jogam juntos há muito tempo”, e não teve dúvidas: “acho que o Benfica teve medo do Sporting”.
“Entrámos um bocadinho receosos e, depois ansiosos”, disse o treinador encarnado, Rui Vitória.
Em 37 edições da Supertaça, que opõe campeão e vencedor da Taça de Portugal, este foi o oitavo triunfo do Sporting, que não ganhava desde 2008 e que é o segundo clube mais vitorioso, ainda longe das 20 vitórias do FC Porto, enquanto o Benfica ganhou em cinco ocasiões.
Jesus e Jonas desentendem-se
No final do encontro, o treinador do Sporting e o avançado brasileiro Jonas desentenderam-se.
No momento em que se cruzava com o seu ex-jogador, Jesus cumprimentou-o com uma “palmada”. Jonas não terá entendido o gesto como um cumprimento, e reagiu avançando para o seu ex-treinador.
“O Jonas ia a correr e eu bati-lhe para perguntar ‘Onde é que vais?’, e ele ficou bastante assustado“, disse Jesus.
O ânimos foram rapidamente serenados pelos restantes jogadores e responsáveis das equipas presentes no local.
Já mais tarde, segundo a RR, Jonas aproximou-se do autocarro da equipa leonina e dirigiu-se a Jorge Jesus de dedo em riste. “Tem respeito pelos jogadores do Benfica“, terá dito Jonas ao técnico que o treinou a época passada.
ZAP / Lusa
O Leão, não o decapitado Cecil, de Lisboa rugiu, pela primeira vez. Indício de querer dominar! Isso augura uma boa época.