Um drone passou a cerca de 100 metros de distância de um avião da companhia alemã Lufthansa, que estava prestes a aterrar no aeroporto de Varsóvia, esta segunda-feira, comunicou hoje a agência polaca de Navegação Aérea.
A aeronave, um Embraer 195, encontrava-se a cerca de 10 quilómetros do aeroporto de Varsóvia, na Polónia, a uma altitude de 700 metros, quando os pilotos avistaram um objeto voador.
Apesar do incidente, o objeto não atrapalhou a normal aterragem do avião da Lufthansa. Apesar disso, as rotas das vinte aeronaves seguintes, que tinham como destino Varsóvia, viram as suas rotas alteradas.
A polícia disse hoje que prendeu o suposto operador do drone, um homem de 39 anos de idade, residente na cidade de Piaseczno, perto do aeroporto da capital polaca (Varsóvia Okecie Airport).
O detido poderá ser acusado de pôr em perigo o tráfego aéreo, crime que pode ser punível com uma pena de até oito anos de prisão.
No ano passado ocorreu um episódio semelhante, em Cracóvia, originando a abertura de uma investigação judicial, que, até hoje, não foi concluída.
/Lusa
Tecnologia avançada. Em crianças brincavam com papagaios de papel, em adultos brincam com drones!!
Acho muito bem 8 anos é muito pouco, no mínimo 15, que sirva de exemplos para os outros. Existem pessoas que continuam a não ter noção do perigo. Os Drones para quem gosta pode ser uma actividade extra (hobbie), alguns estão a fazer que qualquer dia algumas pessoas não o possam ter acesso aos mesmos, por falta de mentalidade de certas pessoas que nasceram limitadas.