/

Tesla quer fazer de Elon Musk o primeiro bilionário de sempre

// Gage Skidmore / Flickr

O CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk

A Tesla apresentou uma nova proposta de remuneração para o CEO Elon Musk. um pacote salarial de 1 bilião de dólares que tem um único objetivo: manter a atenção do homem mais rico do mundo na construtora de veículos elétricos que fundou.

O já multimilionário Elon Musk poderá receber até 1 bilião de dólares de prémio se atingir determinados objetivos com a sua Tesla, e tornar-se o primeiro bilionário de sempre (ou trilionário, como dizem os norte-americanos).

A presidente do conselho de administração da empresa, Robyn Denholm, afirmou que o plano visa manter a atenção de Musk centrada na Tesla, diz o Business Insider.

Denholm explicou que o pacote de prémios, revelado na sexta-feira e avaliado em cerca de 1 bilião de dólares, foi concebido para assegurar o “foco e a atenção” de Musk na fabricante de veículos elétricos.

“Para mim, o plano é super ambicioso, e é isso que motiva o Elon”, disse a presidente da Tesla em entrevista à CNBC.

A Tesla detalhou o pacote num documento entregue à SEC, a autoridade reguladora norte-americana dos mercados. Nesse relatório, ficou estipulado que Musk só alcançará a colossal fortuna se atingir objetivos específicos, entre os quais elevar a capitalização bolsista da Tesla para, pelo menos, 8.5 biliões de dólares até 2035.

Denholm admitiu que a proposta pode parecer excessiva, mas recordou o acordo multibilionário aprovado pelo conselho de administração em 2018. “Na nossa perspetiva, trata-se de apontar à lua e de materializar a ambição, a visão, que definimos com o master plan”, acrescentou.

Desde que assumiu a liderança da Tesla em 2008, Musk acumulou vários outros projetos de grande escala, e alguns projetos paralelos: fundou a Neuralink em 2016 e a The Boring Company em 2017. Em 2022 comprou o Twitter, que rebatizou de X e, no ano seguinte, lançou a xAI.

Além da Tesla, Musk continua a ser o CEO da sua outra grande paixão, a aeroespacial SpaceX, que fundou em 2002.

Como se não bastasse, Musk envolveu-se no ano passado na política, ao lado de Donald Trump, e no início deste ano, tornou-se o rosto do famigerado DOGE. As medidas de corte de custos e redução de pessoal que promoveu nesse período geraram forte contestação pública, muito direcionada contra a Tesla.

Musk deixou o cargo em maio, garantindo aos investidores que iria concentrar-se na empresa, numa altura em que a fabricante enfrentava quedas nas vendas, nas entregas e no valor das ações. A saída do DOGE não impediu porém o homem mais rico do mundo de se tornar também o mais odiado dos EUA.

É um currículo impressionante, mesmo para um génio. Mas, como diz o sábio provérbio português, quem muitos burros toca, algum deixa para trás

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.