O próximo grande movimento do Google deverá ser um novo sistema operativo, feito do zero, à medida para correr em todo o tipo de aparelhos.
A ideia do Google é estabelecer finalmente um padrão viável para a Internet das Coisas, que, apesar de ter um potencial incrível, ainda sofre com a fragmentação de sistemas operativos.
O anúncio oficial é esperado durante a conferência Google I/O, ainda esta semana. O sistema deverá chamnar-se Brillo OS e correr com requisitos de hardware bastante modestos.
Espera-se que sejam necessários apenas 32 a 64 MB de RAM para que uma implementação completa do sistema corra sem problemas. Comparativamente, o Android exige no mínimo 512 MB de memória, mas para correr decentemente, é adequado alocar-lhe pelo menos 1 GB de RAM.
O Brillo está a ser desenvolvido pela mesma equipa responsável pelo Android e está a ser pensado de forma a funcionar tanto autonomamente como integrado em dispositivos Android.
Desde pequenos dispositivos que se podem usar na roupa, passando por lâmpadas inteligentes, frigoríficos, fechaduras, sensores para aplicações domésticas, o Brillo poderá ser implementado em todo o tipo de aparelhos que se possam ligar à internet – rapidamente e com baixo custo. E tal como o Android, será disponibilizado gratuitamente.
Mais detalhes sobre o Brillo OS serão disponibilizados até o final da semana.