Fazer escolhas sustentáveis não é apenas melhor para o planeta — muitas vezes é também melhor para a sua carteira.
Há muitas pequenas mudanças que pode fazer para poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, contribuir para combater a crise climática.
Antes de tudo o mais, compre menos, praticando um consumo consciente; a compra com menor impacto ambiental é aquela que simplesmente não acontece.
A cultura de consumo diz-nos que precisamos de comprar constantemente coisas novas. Somos incentivados a atualizar, substituir e renovar os produtos que usamos no dia-a-dia — mesmo quando tal não é necessário.
Viver de forma sustentável, por outro lado, promove simplesmente um consumo mais consciente: faz-nos parar para pensar no ciclo de vida do produto que vamos comprar — como foi produzido, quanto tempo vai durar e como será descartado.
No fundo, leva-nos a questionar se realmente precisamos dele. Ao considerar estes aspetos, acaba por comprar menos e privilegiar a qualidade em vez da quantidade, o que se traduz em poupanças a longo prazo.
O Museu de História Natural de Londres sugere-nos várias formas de praticar um consumo consciente que nos permitem poupar dinheiro a salvar o Planeta — às quais acrescentámos mais algumas.
Repare, troque, peça emprestado, atualize
Tente prolongar a vida útil do que já tem antes de pensar em comprar algo novo. Ao aumentar a durabilidade de eletrodomésticos e roupas, poupa recursos e reduz a necessidade de os produzir.
Se o seu computador portátil está com problemas ou o aspirador perdeu a força, experimente levá-lo a uma loja de reparações para ver se alguém consegue repará-lo.
Se o seu computador começa a parecer-lhe demasiado lento, uma das formas de lhe prolongar a vida útil é fazer uma atualização de alguns dos sues componentes. As formas mais eficazes são aumentar a memória RAM e trocar o disco duro por um disco SSD.
Aprender a coser buracos ou remendar rasgões é uma competência útil para prolongar a vida útil do seu guarda-roupa.
Outra forma de comprar menos é partilhar o que tem com a sua comunidade. Por exemplo, pode organizar uma troca de roupas com amigos ou colegas. Trocar peças entre amigos… continua a ser gratuito.
Comprar artigos em segunda mão não só está na moda, como é também uma forma muito eficaz de poupar dinheiro; além disso, reduz a pressão sobre cadeias de abastecimento poluentes e evita que roupas ou aparelhos perfeitamente utilizáveis acabem no lixo.
De livros a bicicletas, roupas, computadores ou telemóveis, antes de comprar um novo produto, comece por pesquisar o que precisa em plataformas como o OLX, eBay ou Facebook Marketplace.
Finalmente, outra coisa que está cada vez mais na moda — e que lhe permite poupar dinheiro — é ter um guarda-roupa minimalista. Tem a certeza de que precisa de o atualizar cada vez que chega uma nova estação?
Reduza a fatura de energia
A eficiência energética é uma das formas mais simples de poupar dinheiro e reduzir emissões. Pequenas mudanças em casa podem gerar grandes poupanças a longo prazo.
Se puder fazer alterações estruturais, isolar a casa é uma excelente forma de minimizar perdas de calor e consumir menos energia.
Se isso não for possível, experimente soluções simples para conservar o calor — por exemplo, vedar correntes de ar antes de aumentar o nível do aquecimento. Provavelmente não notará diferença no conforto, mas verá a diferença na fatura.
Naturalmente, não precisamos de lhe sugerir o óbvio: desligue a luz sempre que sair de uma divisão. Mas pronto, já sugerimos.
Pequenas ações também ajudam: substitua as lâmpadas por versões eficientes. As lâmpadas de halogéneo e luzes LED usam 25% a 80% menos eletricidade e duram de 3 a 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescente tradicionais.
Também pode poupar na lavandaria: lave a roupa em cargas completas e a temperaturas mais baixas. Opte pelos ciclos de lavagem mais curtos ou pelo modo económico da máquina, que diminui o consumo de energia e água.
Finalmente, não se deixe enganar pela função “sleep” dos aparelhos que tem em casa. Quando deixa o seu televisor ou computador adormecido em vez de o desligar, o consumo é muito reduzido — mas existe. Desligar o aparelho da tomada pode levar a uma economia considerável de energia elétrica no final do ano.
Poupar à mesa
A carne e os laticínios podem ser alguns dos produtos mais caros da lista de compras. Uma alimentação mais baseada em vegetais é boa para o ambiente e para o orçamento.
Eliminar completamente a carne pode parecer difícil e pouco realista, por isso pode começar devagar: adote refeições à base de plantas durante a semana e reserve a carne para o fim de semana. Também pode experimentar uma receita vegetariana nova e partilhá-la num jantar com amigos.
Evitar o desperdício alimentar é igualmente importante para reduzir o impacto ambiental da sua alimentação. Aproveite ao máximo os ingredientes — por exemplo, congele aparas de legumes para fazer uma sopa.
Antes de deitar ao lixo comida que passou do prazo de validade, verifique se ainda pode ser seguro consumi-la. Segundo explica a DECO, não há problema em usar produtos que indiquem “consumir preferencialmente antes de” após o prazo de validade indicado — desde que em boas condições de conservação.
Finalmente, cozinhe em casa sempre que possível. Continua a ser muito mais barato cozinhar do que comprar jantares prontos para aquecer no micro-ondas.
Poupe em combustível
O custo de possuir e manter um carro é muitas vezes mais elevado do que se pensa, e o combustível pode rapidamente pesar no orçamento.
Se lhe for possível, opte por usar transportes públicos — que são ideais para viagens de média distância. Em deslocações curtas, experimente deixar o carro na garagem e fazer uma caminhada — ou usar a sua bicicleta, se a tiver.
Se tiver mesmo que usar o seu carro, há várias formas de poupar dinheiro — e ajudar a salvar o planeta. Antes de mais, a óbvia: conduza mais devagar. Quanto mais depressa conduzir, quanto mais agressivo for (com acelerações fortes e travagens bruscas), mais combustível gasta.
Além disso, tem mesmo que ter sempre o ar condicionado ligado? Muitas vezes, a climatização da sua viatura está a funcionar mesmo quando nem é preciso, e os ocupantes nem se apercebem. O ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 30%.
Agir pelo planeta pode melhorar a sua vida de muitas formas, mas não precisa de fazer tudo de uma vez. Seja trocar as lâmpadas, repensar as suas compras, ou andar mais a pé, cada pequena ação conta e, com o tempo, acumula resultados.