Atualmente, na maior parte dos países do mundo, conduz-se pela direita. Mas nem sempre foi assim. O mais comum era mesmo conduzir pela esquerda.
A maioria das pessoas é destra. Não de agora, desde sempre. O braço direito é, por isso, tido como o primeiro responsável pelo facto de na Antiguidade e Idade Média ser mais comum andarem pela esquerda.
A pé ou a cavalo, se as pessoas andassem sempre pela esquerda, ficavam com a mão direita mais “à moda” para se cumprimentarem.
Ou, noutros cenários, era mais rápido e fácil para “sacar da” espada contra quem viesse em sentido contrário.
A arqueologia já provou que, na Idade Média, o trânsito se fazia preferencialmente pelo lado esquerdo. Uma estudo de 1988 verificou que havia sulcos com maior desgaste do lado esquerdo, em antigos caminhos romanos.
O Reino Unido conseguiu manter essa prática ao longo dos séculos, até hoje. De acordo com o National Motor Museum, conduzir pela esquerda passou a ser obrigatório no Reino Unido no século XVIII.
Os britânicos “exportaram”, depois, a regra para colónias como a Índia, Austrália, África do Sul e várias ilhas que ainda hoje a mantêm. Muitos graças a isto, ainda se circula pela esquerda em cerca de um terço dos países.

A vermelho os países onde se conduz pela direita; a azul os países onde se conduz pela esquerda
Muitos poderão achar que foram os carros a mudar o paradigma e a contribuir para que, entretanto, a maior parte dos países do mundo conduzam pela direita… mas a história diz que o culpado desta mudança de lado é Napoleão Bonaparte (1769-1821).
No início do século XIX, várias décadas antes da invenção dos carros (1886), Napoleão quis mudar a Europa.
Uma das alterações foi conduzir do lado direito. Era obrigatório em França. Assim, conseguia reconhecer melhor os inimigos. Além disso, afastava-se das práticas britânicas.
Outra teoria, citada pela Revista Planeta, refere que Napoleão era esquerdino; e, por isso, dar-lhe-ia mais jeito andar pela direita. No entanto, não há provas que a sustentem tal teoria.
Como já havia explicado um artigo do ZAP, o que é certo é que essa mudança espalhou-se e foi sendo imposta em todos os países que eram dominados ou influenciados pelo imperador.
Depois, sim, com o crescimento da indústria automóvel, especialmente em França e na Alemanha, durante os séculos XIX e XX, a maior parte dos países começaram a alinhar em massa na circulação pela direita, facilitando o comércio e o trânsito transfronteiriço.
Como lembra a ACP, em Portugal circula-se oficialmente pela direita desde 1928, contribuindo para a boa ordem da circulação automóvel.