/

Roma vs. Napoleão: porque se conduz à direita nuns países, à esquerda noutros

3

Não, não foram os ingleses a inventar a colocação dos carros do lado esquerdo. Até o Império Romano e a Revolução Francesa entram nesta conversa.

Quem sempre viveu em Portugal, só conhece esta realidade: os carros circulam pelo lado direito da estrada.

Mas basta ir, por exemplo, ao Reino Unido, para vermos que está tudo ao contrário: os carros circulam pelo lado esquerdo.

Quando é que esta diferença surgiu?

Não, não foram os ingleses a inventar a colocação dos carros do lado esquerdo. Aliás, esta diferença começou quando ainda nem eram os carros a dominar as “estradas”.

Em informação enviada ao ZAP, a agência Atelier do Caractere lembra que colocar os carros do lado esquerdo da rua tem origem ainda no Império Romano.

Uma investigação realizada em 1988 verificou que havia sulcos com maior desgaste do lado esquerdo, em antigos caminhos romanos.

Porquê? Porque era melhor para as pessoas se defenderem de ataques. A maioria é destra, orientando o cavalo do lado esquerdo, tinha a mão direita para reagir e para se defender.

Quando a carruagem apareceu, mais tarde, a tradição de circular pelo lado esquerdo manteve-se.

O leitor pode não ter noção, mas circula-se pelo lado esquerdo em 68 países (praticamente um terço do planeta). Sim, a maioria com ligações ao Reino Unido.

Então e nós? Nós, e outros 170 países, conduzimos pelo lado direito por causa de Napoleão Bonaparte. Sim, Revolução Francesa.

Foi nessa altura, início do século XIX, que Napoleão decidiu mudar a “sua” Europa. Uma das alterações – para se afastar das rotinas dos britânicos – foi conduzir do lado direito. Era obrigatório em França.

E, tal como outros contextos, essa mudança espalhou-se para todos os países que eram dominados ou influenciados pelo imperador.

Há historiadores que defendem que Napoleão era canhoto e, por isso, anunciou esta mudança. Por outro lado, pode ter sido mais uma ruptura com o passado.

Hoje temos noção de que se conduz do mesmo lado em qualquer local de um país. Mas nem sempre foi assim: aqui ao lado, em Espanha, até há cerca de 100 anos, em Barcelona conduzia-se pela direita e em Madrid conduzia-se pela esquerda. Resultado: acidentes e mais acidentes.

Em Portugal circula-se oficialmente pela direita desde 1928.

ZAP //

3 Comments

  1. «…porque se conduz à direita nuns países…»

    Porque é a forma correcta de se conduzir/circular um veículo, tanto em Portugal como em qualquer parte do Mundo, é do Senso-Comum, os Ingleses é que adoptaram a circulação pela esquerda, sem qualquer fundamento, só para dizer que eram diferentes dos outros.

    • Está totalmente errado. Antigamente, quando os cavaleiros e carruagens se cruzavam, faziam-no pela esquerda. Quem alterou isso foi Napoleão. Logo, quem se manteve sempre igual foram os ingleses e não os restantes. Não comente o que não sabe.

      • O esforço que você faz com argumentos sem pés nem cabeça, para ilibar uma mania dos Ingleses, adoptada sem qualquer fundamento, só para dizerem que são diferentes dos outros, é notório, só falta fazer a vénia e o beija-mão ao sr. Carlos Jorge

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.