A Força Aérea dos Estados Unidos lançou esta quarta-feira a quarta missão do avião espacial não tripulado x-37B, que vai orbitar a Terra com objetivos não revelados pelas autoridades norte-americanas.
O X-37B foi lançado do Cabo Canaveral, na Florida, às 15:05, segundo uma emissão da televisão da agência espacial norte-americana NASA.
A maior parte da informação sobre o avião espacial não tripulado é reservada e os objectivos e duração da missão são desconhecidos.
O Orbital Test Vehicle X-37B, ou OTV-3, é semelhante a um space-shuttle em miniatura, mas com dois estabilizadores na traseira em vez de um único.
A Força Aérea dos EUA tem duas naves X-37B, construídas pela divisão Phantom Works da Boeing.
Em dezembro de 2010, o avião espacial completou com êxito a sua primeira missão, ao regressar à Terra depois de mais de sete meses de testes no espaço.
A Força Aérea não revelou a trajectória orbital do avião desenvolvido em conjunto com a Boeing, nem as experiências que realiza com a aeronave.
Na sua última missão, o X-37B foi lançado em dezembro de 2012 num foguetão Atlas V, esteve 674 dias em órbita durante os quais “realizou experiências científicas”, e aterrou autonomamente, como um avião convencional, a 17 de outubro de 2014.
O objectivo exacta da missão do X-37B foi alvo de especulação durante estes dois anos, com diversas teorias a circular na internet. Alguns peritos têm considerado que o x-37B poderá vir a ser utilizado no futuro para missões de espionagem no espaço.
Segundo uma das teorias, a missão da nave seria a testar sensores espaciais avançados e espiar satélites de outros países. Outra teoria defende que a nave tem aplicações militares.
Numa outra teoria, o X-37B terá estado a observar o laboratório espacial da China, que pretende construir o seu próprio veículo espacial.
ZAP / Lusa