A Spark Alliance, a nova rede europeia de carregamento rápido, para veículos elétricos (VE) já está em funcionamento. 298 dos mais 11 mil postos ficam em Portugal. Esta “aliança” visa facilitar o planeamento de viagens longas no velho continente.
4 empresas, 25 países, 11 mil postos de carregamento. E, assim, nasce a Spark Alliance: a nova rede europeia de carregamento rápido.
A Atlante, a Electra, a Fastned e a IONITY – quatro nomes fortes do setor elétrico – juntaram-se para criar esta “aliança” que tem mais de 11 postos espalhados por toda a Europa.
Como mostra o mapa da Spark Alliance, 298 postos ficam em Portugal; e podem ser vistos diretamente nas aplicações móveis de qualquer uma das empresas fundadoras.
A funcionalidade que permitirá iniciar e pagar carregamentos em qualquer uma das estações, usando apenas uma app e sem novos registos. A maioria destes postos são do tipo ultrarrápido (acima de 150 kW).
Segundo o comunicado conjunto, citado pelo Público, a prioridade da Spark Alliance é “simplificar a vida dos condutores”, tornando mais rápido e intuitivo encontrar uma estação de carregamento ao longo do percurso. No fundo, servirá para facilitar o planeamento de viagens longas no velho continente.
“Acreditamos que uma rede unificada, fiável e preparada para o futuro é essencial para acelerar a transição para a mobilidade elétrica”, sublinham as quatro empresas.
Curiosamente, não há nenhum destes pontos de carregamento na AML Lisboa. Também não entendo porque é preciso ter uma app para usar estes carregadores – quando em qualquer compra de combustível, ou outra coisa qualquer, basta o cartão de débito (ou de crédito).