José Coelho / LUSA

Diversos pontos do país aproximam-se dos 40 graus, Portel atinge esse patamar. Concelhos de 12 distritos em perigo máximo.
Mais de 100 concelhos dos distritos de Bragança, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda em risco muito elevado e elevado quase todos os concelhos dos 18 distritos.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado nos próximos dias em alguns distritos.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
De acordo com o ‘site’ do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desde o início do ano e até hoje ocorreram 2.999 ocorrências de fogo, tendo ardido 8.278 hectares em espaços rurais.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de hoje e Bragança e Vila Real até às 21:00 de quarta-feira.
O IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e pequena descida no Algarve.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Bragança) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 29 (em Faro) e os 39 (em Évora e Beja).
Além de Évora e Beja, as capitais de distrito com temperaturas mais altas serão Braga (38 graus), Castelo Branco e Portalegre (37 graus cada).
Há diversos concelhos que devem chegar aos 39 graus. Esses concelhos ficam em diversos distritos: Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Em Évora, Portel deve chegar mesmo aos 40 graus, apesar da temperatura mínima prevista ser de 18 graus.
ZAP // Lusa