O mais bizarro e monstruoso avião da antiga União Soviética acaba de ganhar uma segunda vida na China.
Uma fotografia granulada publicada nas redes sociais chinesas este mês revelou o que os analistas de defesa acreditam ser o ekranoplano mais ambicioso construído em décadas.
A aeronave — que ganhou o nome de “Monstro do Mar de Bohai” — foi avistada no fundo de uma instalação costeira chinesa não revelada, conta o ZME Science.
Segundo os analistas, este é o maior salto no design das chamadas “aeronaves de efeito de solo” desde a Guerra Fria, altura em que a União Soviética aterrorizou a NATO com estes monstruosos navios de guerra voadores que rugiam a apenas alguns metros acima do Mar Cáspio.
Agora, a China parece ter ressuscitado o fantasma do antigo monstro soviético.
Os ekranoplanos são aeronaves que deslizam mesmo acima da superfície da água. Ao voar numa almofada de ar comprimido presa entre as suas asas e o mar, cortam através da resistência com notável eficiência de combustível.
Mas como operam apenas alguns metros acima do nível do mar, a característica mais importante destas aeronaves é que podem permanecer indetetáveis pela maioria dos sistemas de radar.
Os soviéticos, sempre apaixonados por máquinas híbridas, investiram muito fortemente neste tipo de aeronaves durante a Guerra Fria. Os seus icónicos colossos, como o Monstro do Mar Cáspio e a classe Lun de ekranoplanos, eram parte aeronave, parte barco, parte hovercraft — e tudo a ambição.
Após o colapso da URSS, o sonho do ekranoplano desvaneceu-se devido à falta de financiamento. Agora, esse sonho pode ter sido ressuscitado.
A aeronave chinesa recentemente avistada não é apenas um conceito: existe realmente — imponente, pintada num cinzento que lhe proporciona baixa visibilidade e equipada com quatro proeminentes motores a jato montados acima das suas asas curtas.
Um design de cauda em T com estabilizadores verticais duplos confirma que foi construída mais para estabilidade em voo de efeito de solo do que para manobras em alta altitude.
“É um tipo novo e anteriormente não reportado de aeronave”, diz o Naval News. A sua silhueta espelha experiências anteriores de ekranoplano chinês, mas este é muito maior e, crucialmente, de aparência militar.
Naval News

Parte posterior do Monstro do Mar de Bohai”, o novo ecranoplano chinês, visível ao fundo
Porque ressuscitaria a China uma tecnologia tão obscura? Parcialmente, por simples necessidade, dados os copiosos investimentos da China na sua marinha — no que muitos veem como uma preparação para uma invasão massiva de Taiwan.
Por outro lado, a China pode estar a fazer isto simplesmente porque pode.
O seu tamanho e design sugerem que pode ser um veículo de assalto anfíbio rápido. Parece capaz de transportar tropas ou veículos ligeiros para costas inimigas mais rápida e discretamente do que embarcações convencionais.
Esta abordagem poderá alinhar-se com o crescente interesse da China numa estratégia de projeção marítima de poder, particularmente em torno de Taiwan e em regiões contestadas do Mar do Sul da China.
E se os Estados Unidos e os seus aliados passaram décadas a preparar-se para uma guerra com ataques de mísseis e assaltos aéreos, podem em breve vir a enfrentar uma ameaça completamente nova: uma máquina que voa demasiado baixo para ser vista e demasiado rápida para ser parada.
O monstro do mar, parece, finalmente encontrou novas águas.