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A política anti-carros desta praia na Califórnia irritou alguns, mas melhorou a qualidade de vida para muitos outros.
São apenas cerca de 5 quilómetros ao longo de Ocean Beach, junto ao mar, mas durante quase 100 anos esta estrada foi apelidada de Grande Autoestrada de São Francisco.
Durante a pandemia, esta icónica estrada em São Francisco, Califórnia, foi fechada aos carros para dar espaço às pessoas para fazerem exercício mantendo-se socialmente distanciadas. E não foi o único lugar: por várias zonas da Califórnia fecharam-se ruas durante a covid-19 para dar lugar a parques ou zonas de prática de exercício físico.
Como regresso à normalidade, a cidade chegou a um compromisso em relação a esta estrada: os condutores reclamavam o espaço durante a semana, enquanto os praticantes de exercício físico o tinham aos fins-de-semana.
Só que o troço estava em mau estado: enche-sede areia com frequência, exigindo limpezas dispendiosas e longas, e uma parte dela está mesmo a degradar-se e foi já cortada.
Decidiram, portanto, em 2022, converter de vez o espaço num parque, em 2022. “A conversão da Upper Great Highway num passeio sem carros teve início durante a pandemia de COVID-19 e proporcionou um espaço de lazer ao ar livre para famílias, pessoas em bicicletas e cadeiras de rodas, pessoas com andarilhos ou outros dispositivos de assistência à mobilidade, pessoas com carrinhos de bebé e pessoas a caminhar, correr, andar de skate e muito mais”, lê-se no site da Câmara Municipal.

Nos fins-de-semana, 7.800 pessoas visitaram o parque todos os dias. Durante a semana, 3.400 pessoas visitaram-no diariamente. Estes números fazem deste o terceiro parque mais popular de São Francisco durante a semana, avança o The New York Times.
Mas há ainda quem não esteja feliz com o projeto. Alguns dos críticos do parque entraram na Câmara Municipal na quinta-feira, carregando caixas de cartão cheias com o que diziam ser cerca de 11.000 assinaturas de residentes do Sunset District, onde se localiza a antiga autoestrada, que se opunham à criação do parque.
“Toda esta cidade é anti-carro”, comentou uma residente descontente, Alyse Ceirante. “Já estamos fartos.”
No entanto, há também quem tenha gostado da ideia. Lauren Crabbe, a diretora executiva da popular cadeia de cafés local Andytown, disse que as vendas na sua loja perto da praia aumentaram 20% desde a abertura do parque. “Há certamente uma parte do bairro que está a sofrer com a estrada”, admitiu.
Mas muitos moradores acreditam que a cidade está mais limpa e saudável. Ryan LaBerge, um morador que agora frequenta o lugar, comenta: “Conduzir foi ótimo, mas tê-lo assim é a coisa mais fixe da história”.
A estupidez não tem limites.