31 de outubro de 2000: o último dia em que a Humanidade ficou em Terra

Já não estamos todos juntos no mesmo globo há muitos anos. Desde então, temos deixado no nosso satélite natural alguns presentes curiosos.

Não, não é uma teoria da conspiração. Sim, o homem foi pela primeira vez à Lua em 1969. Mas quando é que a Humanidade passou a ter sempre alguém fora da Terra?

A resposta é 31 de outubro de 2000. Portanto, parece que Stanley Kubrick tinha razão — 2001 foi mesmo o ano da Odisseia no Espaço. Foi já desde o dia 1 de novembro do último ano do século passado que a Terra teve pela última vez todos os humanos a habitar no planeta. Desde então, há sempre — mesmo sempre — alguém no espaço, nem que seja apenas uma só pessoa.

O local favorito (o mais concorrido), é, claro, a Estação Espacial Internacional — e a curiosidade é grande pelo nosso satélite natural. 25 anos volvidos desde este marco histórico, o que temos deixado pela Lua?

Os objetos que deixámos na Lua

De acordo com a Britannica, a Humanidade deixou já o equivalente a mais de 592.533 euros em artefactos na Lua.  Em que consistem?

70 deles são veículos demasiado pesados para serem transportados de volta. Outros são ainda menos interessantes, e não gostaria de se cruzar com eles numa viagem pelo nosso satélite — mais de 100 pacotes de urina e fezes humanas depositados pelos astronautas, bem como lenços de papel ou até mesmo equipamentos eletrónicos, como televisões, de que os astronautas se queriam livrar por questões de peso — isto porque já trouxeram consigo cerca de 385 kg de rochas lunares.

E recordações? 6 bandeiras dos EUA, 2 bolas de golfe — que o astronauta Alan Shepard tentou atirar através da baixa gravidade — e, claro, o famoso módulo de aterragem da Apollo 11, com as célebres palavras: “aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em julho de 1969 d.C. Viemos em paz para toda a humanidade.”

Mas houve quem fosse ainda mais sentimental: o astronauta Charles Duke deixou uma fotografia com a sua família no solo lunar. No verso, lê-se: “esta é a família do astronauta Charlie Duke, do planeta Terra, que pousou na Lua em 20 de abril de 1972.”

E há mesmo homenagens a astronautas que já faleceram (como a medalha de Yuri Gagarin, o primeiro homem no Espaço). E um deles até teve as suas cinzas levadas até à Lua — o astrogeólogo Gene Shoemaker encontra descanso eterno na superfície lunar.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.