Luís Forra / Lusa

André Ventura sentiu-se mal durante comício em Tavira
O presidente do Chega, André Ventura, foi transportado de ambulância para o hospital de Faro, depois de hoje se ter sentido mal quando discursava num comício em Tavira.
Durante o discurso que proferia esta terça-feira num jantar-comício em Tavira, o presidente do Chega, André Ventura, sentiu-se mal e foi retirado do palco, tendo sido assistido no local.
André Ventura estava a discursar quando, cerca das 21:10h, parou de falar, sendo logo amparado por elementos da comitiva e retirado do local, para o exterior do Parque de Feiras e Exposições de Tavira.
As cadeias de televisão, que filmavam a intervenção do líder do Chega, mostraram o momento em que André Ventura para de falar, leva a mão ao peito e desfalece, sendo então amparado por alguns membros da comitiva presentes no comício, que o retiram do recinto.
🚨 ÚLTIMA HORA: Ventura colapsa em directo agarrado ao peito e é levado de ambulância. Em desenvolvimento. pic.twitter.com/OfYRVeMrEL
— DrG (@DrGPT1) May 13, 2025
Entretanto, chegaram ao local elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira, que estiveram a assistir o presidente do Chega no local, assim como uma ambulância do INEM de suporte de imediato de vida.
Segundo a SIC Notícias, foram realizados eletrocardiogramas a André Ventura, que não mostraram quaisquer alterações, mas terá havido “alguma resistência em baixar a tensão arterial do presidente do Chega”. De acordo com a CNN Portugal, na origem do incidente poderá estar uma crise hipertensiva.
O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, adiantou entretanto que o líder do partido estava consciente e foi transportado para o hospital para ser avaliado.
“Ele está bem, consciente, esteve a falar connosco”, adiantou o também cabeça de lista por Faro aos apoiantes, momentos depois de André Ventura ter sido transportado pelo INEM para o hospital.
“O nosso líder teve um problema, que ainda está em avaliação. Está bem, está consciente, falou connosco”, acrescentou Pedro Pinto.”Pediu-nos para continuar e não desistir. Vai correr tudo bem“.
Luís Forra / Lusa

A ambulância deixou o local do comício cerca das 22:00h, e André Ventura deu entrada na Unidade Hospitalar por volta das 22.15h. A Polícia de Segurança Pública montou entretanto um dispositivo de segurança no local.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, reagiu à indisposição do líder do Chega na rede social X, onde desejou o seu rápido restabelecimento.
“Fui informado de que Andre Ventura se sentiu mal num evento partidário. Do jantar comício em que participo nas Caldas da Rainha, envio o desejo de rápido restabelecimento, esperando que não seja nada de grave”, escreveu Montenegro.
Também os líderes da IL, Rui Rocha, e do CDS-PP, Nuno Melo, desejaram na rede social X rápidas melhoras ao presidente do Chega, que se sentiu mal durante um discurso em Tavira e foi transportado para o hospital.
“Acabo de tomar conhecimento de que André Ventura se sentiu mal durante uma iniciativa de campanha. Em nome do CDS desejo uma rápida recuperação”, escreveu Nuno Melo.
O presidente da IL, Rui Rocha, desejou, na mesma rede social, as rápidas melhoras a André Ventura, “esperando que não seja nada de grave”.
ZAP // Lusa