A nova “Van Gonzo” da Mercedes dá-nos quase tudo

A Mercedes-Benz apresentou, na semana passada, a sua nova van luxuosa. A descrição é feita em estilo Gonzo e a carrinha “dá-nos quase tudo”… mas não… este veículo futurista não é dedicado a nenhum cantor português.

A Mercedes-Benz revelou, na Auto Shanghai 2025, que está decorrer na China,  detalhes sobre a futura plataforma comercial e de passageiros VAN.EA (Van Electric Architecture; em português Arquitetura Elétrica para Vans).

O novo Vision V tem um estilo vanguardista e características de luxo extravagantes, numa antevisão de uma nova classe de vida e limusina em carrinhas.

A New Atlas descreve a van num estilo Gonzo… ou seja, de forma puramente subjetiva e emocional; ao contrário do que o jornalismo deve ser… mas entende-se… É que, tal como o ‘nosso’ Paulo, esta carrinha é capaz de nos “dar quase tudo”.

Idêntica a uma sala de convívio luxuosa, a Vision V separa o cockpit e a cabine traseira (o salão privado) com uma divisória de vidro retrátil.

Continuando a descrição ao estilo Preço Certo, a New Atlas destaca que quem vai atrás também podem utilizar o ecrã de cinema flexível de 65 polegadas guardado debaixo do piso, para separar os ocupantes da parte utilitária à frente. “Uma vez aberta, a tela 4K oferece a parte visual de um cinema móvel de alta qualidade”, continua a descrição.

Karaoke ou xadrez?

Além da tela, a configuração de entretenimento inclui não um, mas sete projetores integrados no forro do teto para oferecer imagens completas em 360 graus “tão imersivas quanto o áudio”.

Há até uma opção de karaoke. Presumivelmente, as janelas traseiras ficam opacas automaticamente quando todo esse equipamento entra em ação, ocultando o bar de karaoke barulhento e evitando distrair seriamente o trânsito à volta.

“Para aqueles que preferem algo um pouco mais silencioso e analógico, ou querem evitar qualquer risco de convulsão por estímulos visuais excessivos, a espaçosa cabine V também vem equipada com uma mesa dobrável que funciona como tabuleiro de xadrez“.

É claro que, se todo esse entretenimento móvel se revelar cansativo, os assentos tubulares podem reclinar até ficarem na horizontal, incentivando “uma soneca” a meio da viagem, descreve a New Atlas.

Com lançamento previsto para 2026, a plataforma “modular, flexível e escalável” VAN.EA continuará a ser a base de toda uma série de vans elétricas.

O novo conceito representa o “acabamento mais sofisticado possível” de uma carrinha elétrica que a Mercedes poderá introduzir sob a alçada da VAN.EA.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.