/

Repsol tinha alertado na semana passada para grande falha de energia

1

António Pedro Santos / LUSA

Há 5 dias, uma falha no fornecimento de energia afetou a rede de alta velocidade espanhola. Situação teve semelhanças ao início do apagão esta segunda feira.

Há 5 dias, a empresa espanhola de energia Repsol alertou para “uma paragem inesperada devido a problemas técnicos com o fornecimento de energia elétrica”.

Em causa, segundo avança o El Mundo, estava uma uma falha alheia à instalação, cuja magnitude obrigou a Repsol a ativar uma cláusula de “força maior”.

Nesse mesmo dia, 22 de abril, Óscar Puente, o ministro espanhol dos transportes, escreveu no X que esse “excesso de tensão na rede elétrica” foram os responsáveis por incidentes que ocorreram na linha ferroviária de alta velocidade de Chamartín a Pajares.

A publicação vinha acompanhada de uma imagem que, segundo o jornal, mostra o estado do sistema elétrico nacional naquela altura, que era muito semelhante ao que observámos esta segunda feira.

A Red Eléctrica, responsável pela distribuição de eletricidade no país, indicou no final da tarde desta segunda-feira que a causa do apagão que afetou Portugal foi um forte desequilíbrio entre a oferta e a procura “devido a uma perda de geração” superior à que é possível amortizar.

De acordo com o El Mundo, a entrada de energias renováveis, principalmente solar, está a aumentar os episódios de desfasamento entre ambas as variáveis (oferte e procura de energia), o que complica a gestão da rede pela empresa pública.

No entanto, é raro existir uma discrepância desta dimensão, deitando abaixo o sistema elétrico. As causas para a falha na eletricidade ainda estão por apurar, e nenhuma confirmação foi dada por nenhuma entidade responsável.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.