António Pedro Santos / LUSA

Há 5 dias, uma falha no fornecimento de energia afetou a rede de alta velocidade espanhola. Situação teve semelhanças ao início do apagão esta segunda feira.
Há 5 dias, a empresa espanhola de energia Repsol alertou para “uma paragem inesperada devido a problemas técnicos com o fornecimento de energia elétrica”.
Em causa, segundo avança o El Mundo, estava uma uma falha alheia à instalação, cuja magnitude obrigou a Repsol a ativar uma cláusula de “força maior”.
Nesse mesmo dia, 22 de abril, Óscar Puente, o ministro espanhol dos transportes, escreveu no X que esse “excesso de tensão na rede elétrica” foram os responsáveis por incidentes que ocorreram na linha ferroviária de alta velocidade de Chamartín a Pajares.
A publicação vinha acompanhada de uma imagem que, segundo o jornal, mostra o estado do sistema elétrico nacional naquela altura, que era muito semelhante ao que observámos esta segunda feira.
Un exceso de tensión en la red ha provocado que saltasen las protecciones de las subestaciones desde Chamartín hasta Pajares. Las subestaciones se han ido recuperando y ahora hay que recuperar los enclavamientos y señalización. Esperamos que en breve se normalice la circulación. pic.twitter.com/imN6OZtmgx
— Oscar Puente (@oscar_puente_) April 22, 2025
A Red Eléctrica, responsável pela distribuição de eletricidade no país, indicou no final da tarde desta segunda-feira que a causa do apagão que afetou Portugal foi um forte desequilíbrio entre a oferta e a procura “devido a uma perda de geração” superior à que é possível amortizar.
De acordo com o El Mundo, a entrada de energias renováveis, principalmente solar, está a aumentar os episódios de desfasamento entre ambas as variáveis (oferte e procura de energia), o que complica a gestão da rede pela empresa pública.
No entanto, é raro existir uma discrepância desta dimensão, deitando abaixo o sistema elétrico. As causas para a falha na eletricidade ainda estão por apurar, e nenhuma confirmação foi dada por nenhuma entidade responsável.
Apagão na Europa
-
29 Abril, 2025 Cinco mortes em Espanha associadas ao apagão
Afinal a incompetência reina na península…