Sondagens deixam Montenegro a sorrir, no dia do debate com Pedro Nuno

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Nuno Santos e Luis Montenegro, momentos antes do arranque do debate

AD e IL voltam a estar muito perto da maioria absoluta. Na “Sondagem das Sondagens”, a diferença é menor mas AD lidera.

Nova sondagem, nova vitória para a direita – e novo cenário provável de maioria absoluta se AD e IL se juntarem depois das eleições de 18 de Maio.

Desta vez, o inquérito realizado pela Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal coloca a AD com 34,8%, quase sete pontos percentuais à frente do PS (28,1%).

Se nesses dois casos a diferença é residual (AD sobe 0,4 pontos e PS aumenta 0,3), em relação à sondagem anterior da Pitagórica, o caso já é diferente em relação aos liberais.

A IL passa dos 6% para os actuais 7,4%. Ou seja, sobe 1,4 pontos percentuais e, ao lado da AD, ficam com 42,2% – o que, em princípio, seria suficiente para maioria absoluta.

Pelo meio fica o Chega, que sobe ligeiramente (0,3) para 15,2% das intenções de voto.

A maior subida é da IL e a maior descida é do Livre: de 5,5% no mês passado, agora convence apenas 4,4% dos inquiridos, estando ainda no quinto lugar.

A CDU aparece logo atrás, com 4,1%; é também uma subida considerável, de 0,7 pontos percentuais. O BE desce para 1,9% e o PAN fica-se pelos 0,6%.

Há menos indecisos: eram 18,6% no mês passado, são agora 15,4%.

Na “Sondagem das Sondagens”, que a rádio Renascença apresenta, ao fazer contas a todas as sondagens sobre legislativas em Portugal, a AD também está à frente.

Nos números actualizados neste domingo, a coligação entre PSD e CDS tem 32,1%, o PS fica com 28%. Aqui, a presença da IL (6,4%) no Governo já não seria suficiente para a maioria absoluta. O Chega está em terceiro com 16,2%.

Dia de debate

Todos estes números colocam Luís Montenegro ligeiramente à frente – e talvez mais confiante – de Pedro Nuno Santos, no dia do grande debate entre ambos, na televisão.

Desta vez o encontro não vai durar 30 minutos, como todos os outros. Serão 75 minutos, mais de uma hora, durante os quais vai reinar o suspense (ou não, se Pedro Nuno avançar logo) sobre a Spinumviva – será tema de conversa?

O assunto que originou estas eleições legislativas antecipadas tem estado pouco ou nada presente nos debates. André Ventura nem falou sobre a empresa, quando se encontrou com Montenegro na semana passada. Mas é provável que o secretário-geral do PS recupere – e cedo – esse tópico.

Sete temas (não revelados) num debate importante, mas não decisivo para 18 de Maio: no debate do ano passado, ficou a ideia generalizada de que Pedro Nuno foi mais eficaz do que Montenegro, mas quem venceu as eleições foi a AD.

O debate começa às 20h30 e terá transmissão em directo, em simultâneo, na RTP, na SIC e na TVI.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.