EPA/Samuel Corum / POOL

Presidente norte-americano reuniu este sábado com Zelenskyy pela primeira vez desde fevereiro. Ameaça agora atacar o sistema bancário russo.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje o Presidente russo, Vladimir Putin, com novas sanções, porque “muitas pessoas estão a morrer” na Ucrânia e a situação fá-lo pensar que “talvez” a Rússia “não queira parar a guerra”.
“Não havia razão para Putin disparar mísseis contra áreas civis, cidades e aldeias nos últimos dias. Isto faz-me pensar que talvez ele não queira parar a guerra e esteja apenas a brincar comigo, e depois precisamos de fazer outra coisa”, afirmou o Presidente norte-americano, numa publicação na sua conta na rede social Truth.
“Muitas pessoas estão a morrer!!!“, enfatizou Trump, na publicação na sua rede social.
Essa publicação foi partilhada após participar no funeral do Papa Francisco, no Vaticano, onde antes da cerimónia, Trump teve um encontro com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que resultou numa troca positiva, segundo ambos os lados.
De acordo comum post no X de Zelenskyy , foi uma “boa reunião” e “muito simbólica, que tem potencial para se tornar histórica, se conseguirmos resultados conjuntos”.
Condenando os ataques russos contra populações civis, o Presidente dos Estados Unidos apontou a possibilidade de ameaça com novas medidas, considerando duas opções alternativas: atingir o sistema bancário e reforçar as já significativas sanções contra a Rússia.
Entretanto, também hoje Moscovo informou que o Presidente russo disse ao enviado de Donald Trump, Steve Witkoff, durante a reunião de sexta-feira, que estava pronto para negociar o resultado do conflito na Ucrânia “sem quaisquer pré-condições”.
Recorde-se que as tarifas impostas por Trump a quase todo o mundo não abrangem a Rússia.
Esta sexta feira, afirmou também que a Crimeia iria “ficar para a Rússia”, ao que Zelenskyy se opôs veementemente. O presidente dos EUA garantiu que “Zelenskyy compreende isso, e toda a gente sabe que está com eles há muito tempo”.
Na semana passada, o Secretário de Estado Marco Rubio afirmou que os Estados Unidos abandonariam as conversas de paz se não houvesse progressos em breve.
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
“Talvez não queira parar a guerra”. Trump ameaça Putin com sanções