ZAP // [email protected] / alexkar08 // Depositphotos

Crise no setor foi provocada pela gripe das aves e já afeta Portugal. Americanos procuram fornecedores por todo o mundo — incluindo no nosso país.
Entre janeiro de 2022 e março de 2025, um dos produtos que mais aumentaram foram os ovos. Também estão na lista da DECO PROTeste dos produtos “IVA Zero” com maior aumento, tendo o seu preço desde janeiro de 2024 subido 11%.
A meia dúzia custa agora em média 1,70€. Mas cada ovo pode chegar a custar mais de 50 cêntimos em vários supermercados. De acordo com uma reportagem da SIC Notícias, numa mercearia em Matosinhos a dúzia custa 2,15 euros.
Já de acordo com o presidente da Mercadona em Espanha, Juan Roig, a Península Ibérica sofreu aumentos de 20% nos ovos. O responsável pela cadeia de supermercados aponta para uma “crise” no setor.
E nos EUA a crise é preocupante, provocada pela gripe das aves que desde 2022 já fez os produtores abater mais de 166 milhões de aves. Já há cadeias de restaurantes como a Waffle House a cobrar 50 cêntimos extra por cada ovo. Por cá, o preço de um só ovo ultrapassa esse valor… no supermercado.
Em Portugal, a procura, segundo noticia o jornal Expresso, deve aumentar ainda mais (os tradicionais 10%) e agravar esta inflação nas próximas semanas devido à proximidade da Páscoa.
“A 1 de abril, vamos aumentar os ovos 14%. Tem mesmo de ser. Na semana passada recebemos a nova tabela do nosso fornecedor para abril com essa subida e vamos ter de repercutir esses 14% no preço final”, diz ao semanário Manuel Augusto Figueiredo, dono de uma pequena rede de supermercados na zona centro.
É por isso que os norte-americanos, que inventaram o termo “eggflation”, ou “ovoflação”, estão a procurar fornecedores um pouco por todo o mundo.
“Sabemos que as embaixadas americanas andam a contactar as autoridades dos diferentes países, Portugal incluído, para tentaram obter novos fornecedores, mas estamos a dizer que não e a dar prioridade ao mercado nacional”, diz ao Expresso Manuel Sobreiro, administrador do grupo CAC, que movimenta mais de 90 milhões de ovos por ano.
No final de 2024, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, uma dúzia de ovos nos EUA custava 4.47 dólares, ou seja, 4.47 euros.
Nos últimos três anos, a gripe das aves foi registada em mais de 145 milhões de aves em 618 condados e em todos os 50 estados, informa o USA Today.
“A meia dúzia custa agora em média 1,70€, o que significa que cada ovo custa mais de 50 cêntimos. ”
…ceeeeeeeerto.
4,47 usd no fim de 2024 correspondia a…4,30eur, não 4,47!
Espero que os tugas tenham os t… ovos no sítio e os mandem… passear.
“A 1 de abril, vamos aumentar os ovos 14%.” – Deve ser mentira…
Não tarda é como o azeite, sobe e não volta a descer o preço para os valores anteriores… (nas casas o mesmo…)
Como combater este aumento do preço dos Ovos ?????……….Comprar três Galinhas , un Garnizo e un pequeno escadote , e ovos não faltarão !
«…Vou fazer um apelo, como fizemos com os gangues no início de 2019 em que dissemos para pararem de matar pessoas ou não reclamarem do que acontece depois.
Bem, vou fazer um apelo aos importadores, distribuidores e grossistas de alimentos: parem de abusar do Povo de El Salvador ou não reclamem do que acontece depois. Não estamos a brincar. Espero que os preços caiam amanhã ou haverá problemas…» – Nayib Bukele, Presidente de El Salvador
É desta que me decido por adquirir 3 galinhas poedeiras. Irão limpar o meu jardim e, em troca, me oferecem os seus ovos. O sonho a tornar–se realidade.
Exatamente , mas não esqueças o Garnizo com un escadote !