Volkswagen

Com uma autonomia de 250 km, o modelo ID.EVERY1, custa 20 mil euros e vem “assegurar o futuro” da Autoeuropa.
O Ministério da Economia, liderado por Pedro Reis, comunica que a Autoeuropa vai produzir o novo elétrico low-cost da Volskwagen partir de 2027.
“De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”, diz o ministro, citado pelo Eco.
O modelo ID.EVERY1 vai ser o mais acessível da marca alemã e será colocado no mercado por cerca de 20 mil euros, com data prevista de chegada ao mercado em 2027. É 100% elétrico e deverá ter uma autonomia de 250 km.
A Autoeuropa vai ter agora capacidade para competir com a indústria de outros países, diz o ministro. Isto porque a fábrica lidera as exportações em Portugal, e vale mais de 1% do PIB, e deverá agora “atrair novos fornecedores”.
“A fábrica de Palmela vai tornar-se mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica, num cenário em que a União Europeia está a limitar a produção de carros a combustão e híbridos”, comunica o ministério.
A fábrica localizada em Palmela recebeu no no passado um investimento de 600 milhões de euros para modernização e descarbonização, e algumas secções foram remodeladas de forma a terem capacidade para produzir o T-Roc híbrido da Volkswagen. Atualmente, os 4842 trabalhadores da fábrica estão prestes a dar início à produção deste modelo.
O T-Roc híbrido deve começar a ser produzido em série no terceiro trimestre de 2025, segundo avança o Expresso.
A comissão de Trabalhadores da Autoeuropa confirmou também esta terça feira a decisão da produção do novo ID.1 em Palmela. “Este novo produto permite olhar para um futuro em que a confiança e estabilidade são uma realidade mais próxima, não apenas no presente da fábrica, mas também para as novas gerações de trabalhadores”.
Em 2024, a fábrica registou o melhor ano de produção desde o final da pandemia (e o segundo melhor resultado de sempre), com 236.100 veículos produzidos.