A maioria das casas modernas é retangular – mas nem sempre foi assim

Grosman L. et al

Sítio de Nahal Ein Gev II, da cultura Natufiana

Uma nova pesquisa feita em sítios arqueológicos da cultura Natufiana indica que a transição de habitações redondas para retangulares não foi linear.

Um novo estudo publicado na Archaelogical Research in Asia desafia a crença de longa data de que as sociedades humanas primitivas transitaram de casas arredondadas para casas retangulares de forma linear. Em vez disso, os resultados sugerem que o desenvolvimento arquitetónico no Próximo Oriente, há entre 15 000 e 8 500 anos, foi muito mais diversificado do que se supunha anteriormente.

Uma equipa de arqueólogos utilizou a análise informática para estudar 118 estruturas de 23 sítios antigos da região mediterrânica e do vale do Jordão, uma área frequentemente considerada como o berço de povoações humanas complexas. As suas conclusões indicam que as habitações primitivas apresentavam uma gama muito mais vasta de formas do que a simples progressão redonda para retangular que tradicionalmente se pensa ter ocorrido, explica o IFLScience.

O estudo concluiu que a cultura Natufiana, uma sociedade de caçadores-coletores que prosperou entre há 15 000 e 11 500 anos no que é hoje Israel, Palestina, Jordânia, Líbano e Síria, foi das primeiras a construir edifícios retangulares. No entanto, as suas estruturas eram ainda muito variadas em termos de forma, o que sugere que ainda não tinham sido estabelecidas convenções arquitetónicas formalizadas. Com o avanço do período Neolítico, as formas arquitectónicas tornaram-se mais padronizadas, o que aponta para o aparecimento de métodos de construção organizados, explica o IFLScience.

Atualmente, os edifícios retangulares dominam o mundo moderno, e os especialistas há muito que especulam sobre as razões por detrás desta preferência geométrica. Um ensaio de 2006 propôs várias teorias, incluindo o papel da gravidade na garantia da estabilidade, a eficiência das disposições retangulares na maximização da utilização do espaço e a facilidade de construção de estruturas de ângulos retos com ferramentas tradicionais, como os quadrados em T e os quadrados definidos.

Ainda não se sabe se os construtores antigos escolheram conscientemente desenhos retangulares pelas suas vantagens práticas ou se estas estruturas simplesmente ainda são visíveis devido à sua resistência. Independentemente disso, os edifícios com ângulos retos tornaram-se o padrão, moldando a arquitetura humana durante milhares de anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.